Ensino, Cultura e Tecnologias: uma interlocução sociointeracionista

Erlinda Martins Batista

Resumo


RESUMO

 

Esta interlocução aborda o pensamento interacionista de Vygotsky na fundamentação da disciplina Ensino, Cultura e Tecnologias. Enfoca as três dimensões do conhecimento; nas práticas pedagógicas dos contextos da disciplina citada. Considerando que o Ensino em cada comunidade tem sido diretamente influenciado pela Cultura e pelo uso de Tecnologias. As teorias Vygotskinianas sobre a interação e linguagem embasam a disciplina mencionada a ser ministrada em um programa strictu sensu de uma Universidade da rede privada de ensino. Além das ideias de Vygotsky serão também utilizadas como pressuposto teórico a visão de Lira (2016), no que se refere à perspectiva humanista e ética como base de atuação para as práticas pedagógicas do século XXI. Nessa abordagem o método sociointeracionista se mostra adequado, pois, as relações que se estabelecem no cotidiano de uma pós-graduação strictu sensu, inquestionavelmente são sociais, culturais, históricas e interativas.

 

Palavras-chave: Tecnologias; Ensino; Cultura.


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