ENSINO DE HISTÓRIA E CINEMA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICA PARA O SÉCULO XXI.

Daniel de Farias Chaves, Josenilda Pinto Mesquita

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar o cinema como ferramenta de transmissão de informação, através da mediação e observações feita pelo o educador responsável, melhorando o ensino-aprendizagem e compreensão da história por meio da ilustração produzida pelo cinema. Nesse artigo é levantada habilidades metodológicas que possa vim ser a utilizadas com alunos, visando o aumento do interesse pela história nacional quanto pela mundial.

 

 

Texto completo:

PDF

Referências


FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? IN: LE GOFF, Jacques & NORA, Pierre (Orgs.). História: novos objetos. Rio de Janeiro, 1988

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o Cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.NAPOLITANO, Marcos. Como usar o Cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

NAPOLITANO, Marcos. A análise de filmes na sala de aula. Youtube 19 de março de 2010. Disponivel em https://www.youtube.com/watch?v=n1UTnjFnBws . Acessado em 08 de março de 2018

MORETTIN, Eduardo. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. In: CAPELATO, Maria Helena. et al. História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007, p. 39-64.

SOUZA, Éder C. O Uso do cinema no ensino de história: propostas recorrentes, dimensões teóricas e perspectivas da educação histórica. Escritas, vol 4, 2014, pp. 70 - 93.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.