ENCONTROS ENTRE A EDUCAÇÃO DE RUA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO-FENOMENOLÓGICO

Rodrigo Bravin, Hiran Pinel, Jacyara Silva de Paiva, Hedlamar Fernandes Silva Lima

Resumo


Este texto tem como objetivo apresentar possibilidades de diálogo entre a educação de rua e a educação escolar. Nesse sentido, trás reflexões importantes sobre crianças e adolescentes em situação de rua, o papel dos educadores sociais de rua e as aprendizagens possíveis no encontro entre esses atores. A rua é um espaço psicológico ou psicossocial que o público infanto-juvenil busca, em muitas situações, como resposta á pobreza, à desigualdade e negação de direitos e no qual constroem uma gama de experiências, vivências e conhecimentos quase sempre desconhecidos e desprezados. Desta forma, a escola formal precisa superar as idealizações que desqualificam os estudantes pobres como não aptos para ingressar em seu espaço e encerrar a ação de culpa-los pela vida de miséria que experimentam. Ao mesmo tempo, é necessário que o currículo escolar inclua o mundo vivido por esses jovens para que o aprender tenha sentido para suas vidas.

Palavras-chave: Educação de rua; Educação escolar; Diálogo.


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Referências


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