DRAMA SOCIAL DO PRESENTE: a tecnologia e os processos de subjetivação contemporâneos

José Carlos Lima Costa

Resumo


O presente trabalho pretende refletir sobre os processos de subjetivação na sociedade contemporânea, tendo como principal elemento as novas tecnologias e o ciberespaço. Esses novos processos de subjetivação geram novos modos de vida, que tencionam as estruturas epistemológicas da sociedade ocidental, assim as vidas na contemporaneidade são empurradas para o redemoinho da crise do sujeito que se intensifica quando as fronteias entre humanidade e máquina são borradas. A tecnologia e o mundo em rede permitem a emergência de novos espaços de sociabilidade e estes, por sua vez, produzem novos processos sociais e culturais, gerando, assim, a necessidade se de pensar estas novas interações sociais. A Cibercultura se apropria de mecanismos de subjetivação em massa, ela produz subjetividades em escala planetária. Para se refletir sobre tais apontamentos a metodologia utilizada foi a do drama social (Turner 1996), cuja estrutura é inspirada nos dramas de palco, cujas cenas são ações e tensões que se condensam em direção ao um clímax. Tal metodologia permitiu organizar o presente artigo em três fases: a ruptura, a crise e a intensificação da crise, isso acontece, porque as questões aqui apresentadas ainda não foram totalmente superadas ou acomodadas, o presente experimenta a intensificação de uma crise.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Inês. Redes Sociais na Internet: Sociabilidades Emergentes. Covilhã, Portugal: LABCOM.IFP Comunicação, Filosofia e Humanidades, Unidade de Investigação, Universidade da Beira Interior, 2016.

BAECHLER, Jean. Grupos e Sociabilidade, In: Tratado de Sociologia, sob a direção de Raymond Boudon. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1995.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 01. 2ed. São Paulo: 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 04. 1ed. São Paulo: 34, 1997.

DESCARTES, René. Discurso do Método. Tradução: Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. 2ª Ed. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2012.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 4ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 11ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HALL, Stuart. Quem Precisa de Identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX In: Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano/ Organização e Tradução de Tomaz Tadeu da Silva- 2 ed. BH: Autêntica, 2009.

HUTCHEON, Linda. Poéticas do pós-modernismo. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LE BRETON, David. Adeus ao Corpo: antropologia e sociedade. Tradução Mariana Appenzeller. Campinas: Papirus, 2014.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. de Antônio Carlos Braga. São Paulo: Editora Escala, 2013.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: Como alguém se torna o que é. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de Bolso: Edição de Bolso, 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Nós, ciborgues: o corpo elétrico e a dissolução do humano. In: Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano/ Organização e Tradução de Tomaz Tadeu da Silva- 2 ed. BH: Autêntica, 2009.

TURNER, Victor. Dramas, Campos e Metáforas: ação simbólica na sociedade humana. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminence: 2008.

TURNER, Victor. Schism and continuity in an African society. Manchester: Manchester University Press, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.