TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE NUMERAMENTO DE JOVENS E ADULTOS

gabriela dos santos barbosa

Resumo


Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da tecnologia para o processo de numeramento de jovens e adultos de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Mangaratiba, Rio de Janeiro. O método de investigação consistiu num estudo de caso a partir da realização de uma intervenção de ensino. Orientaram a análise de dados os princípios da Etnomatemática e da Teoria dos Campos Conceituais. Concluímos que o uso de um software educativo associado ao uso de materiais manipulativos de uso social favoreceu não só o processo de numeramento como também o processo de construção do número pelos estudantes.


Texto completo:

PDF

Referências


CARRAHER, T.; CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A. L. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1995.

D’AMBRÓSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athenas, 1997.

______. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar ou conhecer. 5 ed. São Paulo: Ática, 1998.

JAPIASSU, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 3. ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1996.

MORAES, R. G. et al. Aplicando o software graphmatica para o ensino de equações e sistemas de equações de 1º e 2º Graus. In: XIII CIAEM. Anais... Recife: Edumatec-UFPE, 2011. v. 1. p. 1-11.

MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Ciência da informação, Brasília, v. 26, n. 2, p. 109-228, maio/ago., 1997. Disp.: .

PIAGET, J.; SKEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Trad. Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

PONTE, J. P. Estudo de caso em Educação Matemática. BOLEMA. Boletim de Educação Matemática, ano 19, n. 25, p. 105-132. Rio Claro: Unesp, 2006.

SILVA, A.; MIRANDOLI, P. Construtivismo e Letramento: um novo olhar para o ensino da matemática. Arq Mudi. 2007;11(Supl.2):372-8.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

VALENTE, J. A, et al. O computador na sociedade do conhecimento. Brasília: SEED/MEC, 1996.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escolar elementar. Trad. Maria Lucia Moro. Curitiba: UFPR Press, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.