A interdisciplinaridade no tratamento de respostas ao acaso em questões de múltipla escolha em uma pesquisa experimental

ANTONIO CARLOS BENTO, José Carmino Gomes Jr.

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa experimental sobre uma proposta para tratamento de respostas ao acaso em questões do tipo múltipla escolha, estes resultados foram colhidos durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa o qual envolve o tratamento de resultados de avaliações de desempenho utilizando o raciocínio estatístico e lógica difusa apresentado por Bento & Giorno (2014), com foco principal em respostas de Questões do Tipo Múltipla Escolha também conhecido como QME, utilizada frequentemente em avaliações de desempenho e testes para concursos públicos ou particulares, bem como em universidades e em ministérios, entre outros meios de avaliações envolvendo a educação e sistemas. O material deste estudo foca principalmente na educação em nível nacional, em que podem envolver exames a distância ou mesmo presencial, com uma grande quantidade de participantes ou não, o interesse deste estudo é validar se a proposta do projeto de pesquisa é viável e funcional. O projeto de pesquisa estuda a dificuldade no tratamento de questões de múltipla escolha, no qual existe a possibilidade de respostas ao acaso interferirem nos resultados para quem está aplicando estes tipos de questões. A interdisciplinaridade envolvida neste trabalho trata assuntos relacionados com educação, matemática, computação, psicologia e educação.

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