A PRESENÇA DA FÍSICA NAS BRINCADEIRAS COM BOLAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Angelica Rangel do Nascimento, Alexandre Lopes de Oliveira, DENISE LEAL DE CASTRO

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo abordar como o ensino de Física pode ser desenvolvido na Educação Infantil, e de que forma o planejamento do professor pode privilegiar esse conhecimento por meio atividades lúdicas, como os jogos e as brincadeiras com diversos tipos de bolas. Um objeto comum na infância transforma-se em um recurso didático motivador para o ensino e aprendizagem da ciência Física. A criança pequena, na idade entre dois e quatro anos, aprende vivenciando experiências em que elas participem ativamente. Neste trabalho observamos que a disciplina Física não deve ser pensada somente nos anos posteriores, ela precisa ser inserida com naturalidade em toda a educação básica, como parte da vida cotidiana da criança. Os resultados indicam que as crianças são capazes de levantar hipóteses para explicar os fenômenos observados, levando-se em conta a necessidade de transposição didática de conceitos para a linguagem própria desta idade.


Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, C. E.; RUBINI, G. Dinâmica de uma bola: a outra crise do futebol. Conferência do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.if.ufrj.br/~carlos/conferencias/crise/crise.pdf. Acesso em: 04/05/2015.

ALMEIDA, P. N.de. Educação Lúdica: teorias e práticas. v. 1,1ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

ARCE, A.; SILVA, D. A.S.M; VAROTTO, M. Ensinando ciências na Educação Infantil. São Paulo: Campinas. Editora Alinea, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

KISHIMOTO, T.M.O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

MARANDINO, M. Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. Rev. Bras. Educ. [online]. n.26, p. 95-108, 2004.

ROSA, C.W.; PEREZ, C. A. S. et al. Ensino de Física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em ensino de ciências.vol.12(3), p.357-368, 2007.

SMOLE, K. St.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática. Porto Alegre: Penso, 2014.

TEIXEIRA, S.R.O. Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca: implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2ª Edição, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.