VISITANDO TESES E DISSERTAÇÕES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO MEDIADO POR TIC EM FOCO

Ana Paula de Araujo Cunha, Lucélia Gonzales Seus

Resumo


Este artigo compreende sínteses descritivas de oito pesquisas acadêmicas selecionadas a partir de buscas à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), configurando-se como um ensaio preliminar para a construção de uma espécie de “estado do conhecimento”. Nesta perspectiva, focalizaram-se os principais objetivos, percursos teórico-metodológicos e as conclusões mais relevantes de tais estudos, cujos escopos abarcam questões pertinentes à formação de professores (especialmente de línguas) e ao ensino mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação. Em termos metodológicos, as pesquisas aqui sintetizadas ancoram-se em bases qualitativas, de cunho etnográfico ou exploratório, incluindo estudos de caso e pesquisa-ação, cujos corpora foram constituídos a partir de dados coletados por meio de observações, registros, análise documental e/ou aplicações de questionários e entrevistas semi-estruturadas.


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