A IMPORTÂNCIA DOS ESTÍMULOS: AFETIVO, COGNITIVO E MOTOR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DESDE SUA TENRA IDADE

Lelimar Lopes de Oliveira, Maria da Conceição Vinciprova da Fonseca

Resumo


O desenvolvimento humano tem despertado o interesse de muitos estudiosos no decorrer dos tempos. Neste estudo enfatizamos os aspectos afetivo, cognitivo e motor do desenvolvimento, desde a maturação desses sistemas até sua funcionalidade estimulada no exercício diário, visto que estes estão entrelaçados e são considerados precursores da aprendizagem significativa. O trabalho constou de uma revisão sistemática de literatura de teóricos como Piaget, Vigotsky e Wallon, após o que foi realizado um levantamento complementar de artigos dedicados ao tema nos últimos anos, buscados nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), a partir dos descritores desenvolvimento, afetividade, família e aprendizagem. De um total de 27.400 resultados, após filtragem foram selecionados 71 artigos para fichamento, análise e categorização estabelecida a partir do interesse deste estudo. A proposta do presente artigo é apresentar dados levantados nesta pesquisa devido a sua relevância ao processo de ensino-aprendizagem de nossas crianças. Os resultados apontam que as ações dos pais e/ou responsáveis na criação das oportunidades de ensino, iniciadas desde cedo, afetam a aprendizagem posterior das crianças, preparando-as para a integração com os objetos de conhecimento na fase escolar, otimizando as possibilidades de seu desenvolvimento global e interação com os meios ambiente e cultural.


Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, David Paul, NOVAK, Joseph e HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

AYRES, A. Jean. Sensory Integration and the chil. Los Angeles: Western Psicological services,1979.

BÉZIERS, M.M. e HUSSINGER, Y. O bebê e a Coordenação Motora: os gestos apropriados para lidar com a criança. São Paulo: Summus, 1994.

FONSECA, V. da. Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.

GALLAHUE, David L; OZMUN John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. Ed. São Paulo: Phorte, 2005.

MAHONEY, Abigail Alvarenga. Introdução. Em: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. Henri Wallon: psicologia e educação. São Paulo, SP: Loyola, 2000.

MOORE, Keith L. Embriologia Básica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2008

MOREIRA, M. A., MASINI E.F.S., Aprendizagem Significativa – A Teoria de David Ausubel, 4ª Edição. São Paulo: Editora Centauro, 2011.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária Ltda,1987.

_______. O nascimento da inteligência da criança. Editora Crítica: São Paulo, 1986.

_______. A epistemologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

WALLON, Henri. L`Evolution Psychologique de L` Enfarit – Paris: Collin, 1986. (ed. Orig. 1941).

WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Trad. J. Seabra Dinis. Lisboa: Moraes, 1979.

WALLON, H. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petrópolis: Vozes, 2008.

WALLON, Henri; ALFANDÉRY, Hélène G. Educação-pensadores. Recife: Editora Massangana, 2010.

WINNICOTT, D. W. (1983). Da dependência à independência no desenvolvimento do indivíduo. In D. Winnicott (1983/1965b), O ambiente e os processos de maturação (pp.79-87). Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1965r[1963]).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.