O DESIGN APLICADO NO DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE DE UM APLICATIVO DE DOAÇÃO, EMPRÉSTIMO E TROCA DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS ENTRE PESSOAS QUE POSSUEM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA PARA MELHORIA DA ACESSIBILIDADE NA SUA VIDA DIÁRIA

Rodrigo Bicalho Mendes, Munique Andrade Franco

Resumo


Atualmente 23,9% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência. Essas pessoas, que têm limitada a capacidade de se relacionarem com o meio e utilizá-lo, são denominadas pessoas com mobilidade reduzida. Dentro desse cenário, esta pesquisa objetivou desenvolver a interface de um aplicativo mobile com o intuito de conectar as pessoas com mobilidade reduzida, possibilitando a doação, empréstimo e troca de produtos de tecnologia assistiva que estão ociosos em suas residências, utilizando os conceitos de gestão de projetos. Para o fazer do design de interface do aplicativo mobile, foram utilizados os processos para desenvolvimento de um projeto de acordo com o Project Management Institute que são: iniciação e planejamento; execução, monitoramento e controle; e encerramento. A pesquisa é de natureza aplicada e caráter exploratório-descritivo, onde a metodologia se baseou em estudos de casos múltiplos, combinando técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa.


Texto completo:

PDF

Referências


ABNT. NBR 9050: Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamento urbanos. Rio de Janeiro: [s.n.], 2015.

BONSIEPE, G. (1997a). Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL

CAMBIAGHI, S. Desenho Universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. 3ª ed. rev.. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2012.

CARTILHA DO CENSO 2010 – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, Luiza Maria Borges Oliveira / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) / Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência; Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012. 32 p.

COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009. 138 p.

EVANGELO, Larissa Silva. Avaliação da acessibilidade e mobilidade arquitetônica em escolas de ensino fundamental de Viçosa-MG. 2014. 143p. Tese (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.

EISENHARDT, K. (1989). Making fast strategic decisions in high-velocity environments. Academy of Management Journal, v. 32, n. 3, p. 543-576

IBGE. Projeção da População do Brasil por sexo e idade para o período de 2000/2060 /Projeção da População das Unidades da Federação por sexo e idade para o período de 2000/2030. Rio de Janeiro: [s.n.], 2013. 21 p.

GRANOLLERS, T. MPI+U. Uma metodologia que integra la ingenieria del software, la interacción persona- ordenador y la accesibilade em el contexto de equipos de desarrollo multidisciplinares. Tesis de Doctorado. Universidad de Lleida, Jul.2004. Disponível em: http://www.tesisenxarca.net/ TDX-0218107-133615/. Acesso em: 27 maio, 2019.

PRADO, A. D. A.; LOPES, M. E.; ORNSTEIN, S. W. Desenho universal - Caminhos da Acessibilidade no Brasil. São Paulo: Annablume, 2010. 306 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.