DESIGN SOCIAL E ACESSIBILIDADE: O DESIGN APLICADO NO DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO PARA MINIMIZAR O ESTRESSE NO PROCESSO DE VACINAÇÃO INFANTIL

Rodrigo Bicalho Mendes, Clóvis Veira Emídio, Gilberto Almeida Junior

Resumo


Em termos gerais, falar em acessibilidade no mundo contemporâneo é garantir a possibilidade de acesso, utilização e manuseio de qualquer ambiente ou produto nele inserido por qualquer pessoa que possua ou não algum tipo de deficiência ou mobilidade. A vacinação infantil recorrente em todo o território nacional brasileiro, traz consigo uma carga emocional de difícil trato por parte do contato do agente de saúde e dos pacientes infantis no ato da aplicação das vacinas. A fim de solucionar esse problema, este projeto buscou desenvolver um produto que amenize o estresse infantil no momento da vacinação, facilitando que o agente de saúde tenha uma maior facilidade em aplicar a vacina em qualquer criança que possua ou não algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Para a solução do produto, foram utilizados os processos de desenvolvimento de projetos baseado no Project Management Institute: iniciação e planejamento; execução, monitoramento e controle; e encerramento. A pesquisa é de natureza aplicada, levando-se em consideração os levantamentos para geração de conhecimentos na aplicação do processo de desenvolvimento de um produto para melhorar a experiência no ato de vacinação de crianças.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LICENCIAMENTO. Manual do licenciamento.

Disponível em: < https://abral.org.br/wp-content/uploads/abral-manual-do-licenciamento.pdf. Acesso em 02 de maio de 2019.

BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo – Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos – 3. Ed. – São Paulo: Blucher, 2011.

CARVALHO Aroldo. P. de, FARIA, Sônia M. de. Artigo de revisão: vacinação da criança e adolescente - Residência Pediátrica 2014; 4(3)(Supl. 1): S10-S22.

GADELHA, C. e AZEVEDO, N.- Inovação em vacinas no Brasil: experiência recente e constrangimentos estruturais. - História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol. 10(suplemento 2): 697-724, 2003.

IDEO. Human Centered Design Toolkit, 2009.

Disponível em: < http://www.ideo.com/images/uploads/hcd_toolkit/HCD_Portuguese.pdf >. Acesso em 22 de Abil de 2019.

LOBACH, Bernard. Design industrial: bases para configuração dos produtos industriais – São Paulo: Blucher, 2001.

MENDES, Rodrigo Bicalho. Desenho universal como mediador das relações entre tecnologias assistivas e ambientes domésticos. Viçosa, 2016. 116 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-PPGE, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2016.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde da criança: o que é, cuidados, políticas, vacinação, aleitamento.2019

Disponível em: . Acesso em 04 de Maio de 2019.

NORMAN, Donald A. Design emocional: por que adoramos (ou odiamos) os objetos do dia-a-dia – Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

PAZMINO, Ana V. Como se cria: 40 métodos para design de produtos – São Paulo: Blucher, 2015.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (Org.). Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK®. 6. ed. Newtown Square: Project Management Institute, Inc, 2017.

QUIVY, Raymond, CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em ciências sociais – 4. Ed. – Lisboa: Gradiva, 2005.

YOKOTE, Guilherme K. L. O mundo dos nerds: imagens, consumo e interação – São Paulo, 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – PPGAS – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.