EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA - AUGUSTO CORRÊA/PARÁ

Mayara de Oliveira Vieira, Degiane da Silva Farias

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar como vem se delineando a formação continuada dos professores lotados nas salas de recursos multifuncionais da área urbana do Município de Augusto Corrêa-Pará para o uso da Tecnologia Assistiva. A Tecnologia Assistiva entendida aqui como todo o conjunto de equipamentos, de recursos e de serviços que dão condições às pessoas com deficiência de ter maior independência e autonomia e, por conseguinte promovem a inclusão. Este estudo foi construído com base na abordagem qualitativa a partir dos pressupostos de Minayo (2003). Para o levantamento dos dados foi utilizada a entrevista semiestrutura. Participaram da pesquisa cinco professoras lotadas em salas de recursos multifuncionais. Os dados foram tratados e discutidos a partir de uma aproximação com a análise do conteúdo em Bardin (2010). Os resultados da pesquisa sugerem ausências de materiais pedagógicos, equipamentos, além de formação voltada para a inclusão e para o uso de Tecnologia Assistiva. Esses apontamentos denotam a necessidade de se fortalecer as parcerias necessárias à concretização de um projeto de sociedade inclusiva que assume como marca de educar na diferença e pela diversidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010. Disponível em Acesso em 10 mar.2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. CEI. Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre, 2008.

BRZEZINSKI, Iria. Políticas contemporâneas de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Cedes. Vol. 29 n. 105 Set/Dez. 2008; Disponível em Acesso em 15 fev.2018.

BRASIL. MEC. Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em Acesso em 10mar.2018.

CAIADO, Katia Regina Moreno; MARTINS, Larrisa de Souza; ANTONIO, Nicole Drogone Rosseto. A Educação Especial em Escolas Regulares: tramas e dramas do cotidiano escolar. Rev. Dialogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 621-632, set. /dez. 2009. Disponível em Acesso em 05 fev.2018.

DEMO, Pedro. Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos. POA, RS: Mediação, 2004.

DINIZ, Debora; BARBOSA, Lívia; SANTOS, Wederson Rufino dos. Deficiência, Direitos Humanos e Justiça. SUR – Revista Brasileira de Direitos Humanos v. 6 n. 11 dez. 2009 p. 65-

Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/sur/v6n11/04.pdf.> Acesso em 21 abr.2018.

EMER, Simone de Oliveira. Inclusão Escolar: formação docente para o uso das TICs aplicada como tecnologia assistiva na sala de recurso multifuncional e a sala de aula. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, BR-RS, 2011.

FONSECA, João J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GATTI, Bernardete A. Formação de Professores no Brasil: Características e Problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em Acesso 25 fev.2018.

GATTI, Bernardete A. Educadora e Pesquisadora. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

GIL, Antônio. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HUMMEL, Eromi Izabel. Tecnologia Assistiva: a inclusão na prática. Curitiba-PER: Appris, 2015.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola. Teoria e prática. 3 ed. Goiânia:

Alternativa, 2001.

MACHADO, R.; BERSCH, R. Tecnologias Assistivas – TA: aplicações na educação. Santa

Maria: UFSM, 2010.

MANTOAN. Maria Teresa E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo:

Summus Editora, 2015.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão Escolar: Pontos e

Contrapontos. Valéria Amorim Arantes (org.). 4ª edição. São Paulo: Summus Editorial, 2006.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa (org.). Pesquisa social: Teoria, métodos e criatividade.

Petrópolis: Vozes, 2001. 80p.

MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo, Papirus, 2000.

NÓVOA, Antonio. Profissão professor. Porto: Porto,1991.

_____. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Disponível em Acesso em 02 out.2017.

PELOSI, Miryan Bonadiu. In.: Seminário internacional sociedade inclusiva. PUC Minas. Belo Horizonte: 2003. Anais. P. 183-187.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: Saberes da docência e identidade do professor. Disponível em Acesso em 25 fev.2018.

SASSAKI, Romeu. Por que o termo “Tecnologia Assistiva”? 1996.

Disponível em Acesso em 10 set.2017.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SCHEIBE, Leda. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação. Vol. 25 7 31 n. 112 Jul/Set.– 2010; Disponível em Acesso em 15 fev.2018.

SOUSA, Neide Maria F. R. de. A pessoa com deficiência física: Representações Sociais de alunos usuários de cadeira de rodas sobre a escolarização e as implicações no processo formativo. 2015. 203 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Belém, 2015. Disponível em Acesso em 13 abr.2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

VALENTE, José Armando. Diferentes usos do computador na educação. In: VALENTE, J.A. (org.). Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. Campinas, SP: Gráfica da UNICAMP, 1993.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Perspectivas para a formação do professor hoje. In: ENDIPE, 11, 2002,

Goiânia. Anais... Goiânia: (s.ed.), 2002. 1 CD-ROM.

ZEICHNER, Kenneth. Formando professores reflexivos para a educação centrada no aluno: possibilidades e contradições. In: BARBOSA, Raquel Lazzari (Org.). Formação de Educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.