FILMES COM ÁUDIODESCRIÇÃO: PERCEPÇÕES DE UMA PESQUISA REALIZADA NA ESCOLA

Margareth de Oliveira Olegário

Resumo


RESUMO

O   presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada numa Escola de ensino fundamental voltada para o público de cegos ou baixa-visão. A pesquisa foi parte do Mestrado em Educação na UNIRIO  e teve como objetivo perceber a relação dos jovens cegos ou de baixa visão com os filmes. Para pensar como se relacionam com os filmes e perceber as possibilidades existentes de ampliação desse acesso a investigação procurou levantar alguns   estudos   e   pesquisas   concernentes ao  acesso da  pessoa  com  deficiência  visual  aos  meios  audiovisuais trazendo o debate por intermédio da audiodescrição, recurso de tecnologia assistiva. Na pesquisa foram realizadas várias  sessões de filmes na escola e depois conversas com os jovens cegos para perceber como se relacionavam com o audiovisual e a relação que construíam nesses encontros com os filmes e a audiodescrição na escola. Percebeu-se a dificuldade do acesso trazida por eles, o reconhecimento da audiodescrição e as questões advindas dela sob o ponto de vista deles mais ou menos favoráveis. A pesquisa pensou sobre esse acesso e prática dos jovens a partir de conceitos como narrativa, juventude e cultura percebendo suas articulações. Nos estudos acerca do tema, viu-se que mesmo com um considerável acervo legal, perduram ainda várias dificuldades dos deficientes visuais terem acesso aos conteúdos audiovisuais nos diferentes ambientes sociais dos quais participam. A questão da dificuldade do acesso foi levantada por quase todos os participantes da pesquisa. No entanto, poucos conhecem ou tiveram experiência suficiente com filmes audiodescritos, o que ainda gera dificuldade para alguns pelo aspecto “técnico”. Esse é um dos desafios para uma escola inclusiva que procura receber a todos respeitando os contextos e experiências de cada um e sabendo que somos todos responsáveis pela democratização do saber. Se para o acesso ao saber escrito dos livros já há uma forma de entendimento no acesso aos conhecimentos por meio do audiovisual essas práticas e políticas de acesso ainda são bastante restritas a poucos. Entendemos que a ampliação do acesso ao conhecimento pelas produções audiovisuais é também parte da construção da cidadania, da cultura e da história de um país!

Palavras-chave: Audiodescrição; inclusão, jovens cegos ou de baixa-visão; filmes.


Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. O narrador pós-moderno: nas malhas da letra. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1989.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2008.

BRASIL. Lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014. Acrescenta § 8º ao art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2015.

BRASIL. Agência Nacional do Cinema. Instrução Normativa nº 116, de 18 de dezembro de 2014. Dispõe sobre as normas gerais e critérios básicos de acessibilidade a serem observados por projetos audiovisuais financiados com recursos públicos federais geridos pela ANCINE; altera as Instruções Normativas nº. 22/03, 44/05, 61/07 e 80/08, e dá outras providências. Brasília, DF, dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2015.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2016.

CASTRO, Lucia Rabello de. Conhecer, transformar(-se) e aprender: pesquisando com crianças e jovens. In: CASTRO, Lucia Rabello de; BESSET, Vera Lopes (Orgs.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Tapera/FAPERJ, 2008. p. 21-42.

COSTA, Larissa. Normas técnicas da audiodescrição nos Estados Unidos e na Europa e seus desdobramentos no Brasil: interpretação em foco. Revista Brasileira de Tradução Visual, v. 13, n. 13, 2012. Disponível em: . Acesso em: 4 jan. 2016.

CRUZ, Ana Maria Lima. O mágico poder das palavras: a inserção da audiodescriçãonos conteúdos escolares. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização emAudiodescrição. Universidade Federal de Juiz de Fora; 2015

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes?: reflexões em torno da socialização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 – Especial, p. 1105-1128, out. 2007.

FANTIN, Monica. Mídia-educacão, cinema e produção de audiovisual na escola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 29., 2006, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília, 2006. Disponível em: . Acesso em: 3 abr. 2014.

FERNANDES, Adriana Hoffmann. O cinema e as narrativas na era da convergência: modos de consumo, formação e produção de audiovisuais de crianças, jovens e professores. Projeto de pesquisa FAPERJ, Grupo CACE, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, PPGEDU, 2013-2018.

LIMA, F. J. O que é a audiodescrição e quem a utiliza. Revista Brasileira de Tradução Visual (RBTV), 2010. Site oficial. Disponível em: . Acesso em: 2 jun. 2010.

MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. Audiodescrição: recurso de acessibilidade para a inclusão cultural das pessoas com deficiência visual. Planeta Educação, 25 jul. 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2014.

OLEGARIO, Margareth de Oliveira. Narrativas dos jovens com deficiência visual sobre filmes com audiodescrição. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

OROZCO GOMES, Guillermo. Los estudios de recepción: de un modo de investigar, a una moda, y de ahí a muchos modos. Revista In Texto. ed. 9. Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.