O POSITIVISMO NO PROGRAMA DO GOVERNO ESTADUAL CAPIXABA “ESCOLA VIVA”: A PRODUÇÃO DISCURSIVA SUSTENTADORA DE TAL PROPOSTA EDUCACIONAL

ana karyne loureiro, Hiran Pinel, Marcio Colodete Sobroza

Resumo


O objetivo desse estudo foi o de procurar, de modo crítico, entender parte do positivismo presente no discurso neoliberal do “Programa Escola Viva” implantado oficialmente em 2015, pelo Governo do Estado do Espírito Santo, que tenta colocar na prática a escola em período integral. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, lida e estudada criticamente, associada a uma postura fenomenológica dos pesquisadores, tempo, de modo reflexivo crítico. Produziu-se uma análise de tal proposta dentro de um ponto de vista específico, criticando a ideologia da privatização da educação, a imposição de uma proposta que não consultou efetivamente a população envolvida e que se limitou a “comprar” o ideário pronto de uma experiência pernambucana, planejada, executada e avaliada por empresários interessados na escolaridade nas escolas públicas, cujo nome é Escola da Escolha, gestada pelo Instituto de Corresponsabilidade Educacional (ICE), que em termos de mercado, parece esclarecer a meta de ser produzir mão de obra barata. Para alcançar esse objetivo de pesquisa, os autores descrevem Comté e o positivismo, o positivismo na Educação, a relação entre o positivismo e o neoliberalismo. Finalmente, aprofundam-se em parte do discurso positivista que sustenta essa Escola, cujos manuais sustentam a experiência capixaba, e que foram subsídios para os treinamentos, donde escolhemos intencionalmente a Pedagogia da Presença do mineiro Antônio Carlos Gomes da Costa (1949-2011), que por sua vez também se respalda no psicólogo estado-unidense Robert R. Carkhuff (1934-), onde aprofundamos mais.


Texto completo:

PDF

Referências


ARACATI, Agência de Mobilização Social. Gincana da cidadania. Santos, SP: Aracati, 2002.

BESKOW, Dionísio Júlio. Neoliberalismo e a construção do sujeito contemporâneo; um dilema para a sustentabilidade do desenvolvimento regional. Disponível em : http://www.unisc.br/site/sidr/2004/urbano/07.pdf Acesso em : 02 de Maio de 2004.

CAMARGO, Vivian; ZAMBRONE, Flávia. Governador visita Escola Viva na Serra e inaugura 1ª Academia Espírito-Santense Estudantil de Letras. Governo do Estado do Espírito Santo/ SEDU. Disponível em: http://sedu.es.gov.br/Not%C3%ADcia/governador-visita-escola-viva-na-serra-e-inaugura-1a-academia-espirito-santense-estudantil-de-letras . Acesso em: 02 de Julho de 2017.

CARKHUFF, Robert R. Helping and human relations. Volume I. Selection and Training. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1969a.

------------------------------. Helping and human relations. Volume II. Practice and

------------------------------. The Art of helping. Amherst, MA: HRD Press, 1972.

------------------------------..O Relacionamento de ajuda para pais, professores, psicólogos. Belo Horizonte: CEDEPE, 1979.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Protagonismo Juvenil: O que é e como praticá-lo. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Artigos%20Diversos/costa-protagonismo.pdf. Acesso em: 06 de Junho de 2017.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.

GAYOSO, José et al. Escola da escolha, modelo pedagógico; princípios educativos. Recife: Instituto de Corresponsabilidade Educacional (ICE), 2015.

INSTITUTO UNIBANCO. Projetos e iniciativas, Jovem de Futuro. Disponível em: http://www.institutounibanco.org.br/jovem-de-futuro/ . Acesso em: 21 de Julho de 2017.

LEAL, Maria Rute; ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Sobre positivismo e educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 3, n.7, p. 89-94, set./dez. 2002.

LOFFREDI, Lais Esteves. Paradigma de Orientação Educacional; baseado no modelo de relação-de-ajuda de Carkhuff. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

MARQUES NETO, Agostinho. Neoliberalismo e Gozo. In: ESCOLA LACANIANA DE VITÓRIA (Org.). A Lei em tempo sombrios. Rio de Janeiro: Cia. de Freud, 2009.

MIRANDA, Clara Feldman de; MIRANDA, Márcio Lúcio de. Construindo a relação de ajuda. Belo Horizonte: Crescer, 1983.

MIRANDA, Márcio Lúcio de. A relação de ajuda; guia de treinamento. Belo Horizonte: CEAP, 2005.

OLIVEIRA, A. T. Neoliberalismo: uma herança do positivismo. Faculdade de Educação de Crateús. Universidade Estadual do Ceará. E-mail: reginacoeleqfs@bol.com.br Disponível em: http://www.propgpq.uece.br/semana_universitaria/anais/anais2001/Iniciacao_Cientifica/humanas/ichuma188.htm . Acesso em : 07 de Junho de 2017 .

REDE DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DO ES. Espírito Santo, Governo do Estado – Jornal. Escola Viva: Serra e Vila Velha terão mais duas unidades Escola Viva em 2018. Vitória, ES, quarta-feira, 19 de Julho de 2017. p. 3.

RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano. Positivismo e educação: alguns apontamentos. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/educacao/medu32.pdf Acesso em: 21 de Junho de 2017.

SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios. A ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SCHEEFFER, Ruth. Teorias de Aconselhamento. São Paulo: Atlas, 1976.

SILVINO, Alexandre Magno Dias. Epistemologia positivista: qual a sua influência hoje?. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 27, n. 2, p. 276-289, Junho de 2007. Disponível em: . Acesso em : 19 de Julho de 2017.

SOUZA, Regina Magalhães de. Protagonismo juvenil: o discurso da juventude sem voz. Rev. Bras. Adolescência e Conflitualidade, 1(1): 1-28, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.