O Uso da Realidade Aumentada no Ensino de Química sob a Ótica de Bachelard: Um Obstáculo ou uma Possibilidade?

John Wesley Grando, Joanez Aparecida Aires, Maria das Graças Cleophas

Resumo


O advento e o incentivo ao uso de Tecnologias Digitais, como a Realidade Aumentada, dentro da escola tem sido um assunto relevante dentro da Educação nos tempos contemporâneos. Porém, a maneira como a comunidade docente pode analisar e refletir acerca da utilização dessas novas tecnologias ainda traz um questionamento bastante pertinente. Dessa maneira, indagou-se como pode ser interpretado o uso de Realidade Aumentada no ensino de Química sob a perspectiva epistemológica de Gaston Bachelard. Este estudo, de cunho qualitativo, buscou, portanto, relacionar o uso da Realidade Aumentada no ensino de Química com a epistemologia de Bachelard, elaborando um compêndio de perguntas que possam auxiliar os professores a refletir, de maneira pontual e basilar, sobre a aplicação de atividades que envolvam essas tecnologias e o ensino de Química. As reflexões apontam que compreender a epistemologia de Gaston Bachelard e sua relação com o campo educacional científico é produtivo e importante para processos de avaliação e reflexão dentro do planejamento e da utilização de novas tecnologias no ensino, não somente da Química, mas de todas as disciplinas em si.

Texto completo:

PDF

Referências


AVRAM, H. The Visual Regime of Augmented Reality Art: Space, Body, Technology and the Real-Virtual Convergence. Tese (Doutorado em Filosofia) – Departamento de História da Arte e Estudos da Comunicação, McGill University. Montreal, p. 264, 2016.

BACHELARD, G. A Filosofia do Não: Filosofia do Novo Espírito Científico. In: PESSANHA, José A. M. Os Pensadores: Gaston Bachelard. 1ª Ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BACHELARD, G. A Formação do Espirito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Traduzido por: ABREU, Estela dos S. 1ª Ed., Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

CHARDINE, M. A. Geometrie des Molécules. [online] set. 2014; disponível em: . Acesso em 24 jul. 2019.

FERREIRA, T. V.; RIBEIRO, J. S.; CLEOPHAS, M. G. A Ciência pelas Lentes dos Smartphones: O Potencial do Aplicativo QR Code na Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza. Revista Thema, volume 15, nº 4, p. 1217-1233, 2018. Disponível em: . Acesso em 23 out. 2019.

FIALHO, A. B. Realidade virtual e aumentada: tecnologias para aplicações profissionais. 1ª Ed., São Paulo: Érica, 2018.

GOMES, H. J. P.; OLIVEIRA, O. B. de. Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de átomo. Ciências & Cognição, vol. 12, p. 96-109, 2007. Disponível em: . Acesso em 24 out. 2019.

GUIMARÃES, J.da S.; SOUZA, P. V. T. de; NUNES, S. M. T. O Uso das TICS no Ensino de Ciências da Natureza. In: MACHADO, Marcos W. K. Impactos das Tecnologias nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 4, Ponta Grossa: Atena Editora, 2019.

KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Livro do Pré-Simpósio do IX Symposium on Virtual and Augmented Reality, Porto Alegre: Editora SBC, 2007.

MENDONÇA, H. A. Construção de jogos e uso de realidade aumentada em espaços de criação digital na educação básica. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1ª Ed., Porto Alegre: Penso Editora, 2017.

MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T. Subsídios Epistemológicas para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências: Epistemologias do Século XX. 2ª Ed., Porto Alegre: UFRGS, 2016.

PESSANHA, José A. M. Vida e Obra. In: PESSANHA, José A. M. Os Pensadores: Gaston Bachelard. 1ª Ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978.

SANTOS, D. M.; NAGASHIMA, L. A. A Epistemologia de Gaston Bachelard e suas Contribuições para o Ensino de Química. Revista Paradigma, vol. 36, n. 2, p. 37-48, 2015.

SCHLEMMER, E. A Aprendizagem com o Uso das Tecnologias Digitais: Viver e Conviver na Virtualidade. Periódicos do Mestrado em Educação da UCDB, n. 19, p. 103-126, 2005. Disponível em: . Acesso em 20 out. 2019.

SMITH, R. C. Gaston Bachelard: Philosopher of Science and Imagination. 1ª Ed., Albany: State University of New York Press, 2016.

TRINDADE, D. J.; NAGASHIMA, L. A.; ANDRADE, C. C. de. Obstáculos Epistemológicos sob a Perspectiva de Bachelard. In: XII EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, Anais..., Curitiba: PUCPR, 2017. Disponível em: . Acesso em 23 out. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.