BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS

ana karyne furley, hiran pinel, Luciene Sales Sena

Resumo


Objetivou-se com esse estudo refletir sobre a importância do brincar para além do ato do brincar, no espaço da brinquedoteca hospitalar para crianças e adolescentes hospitalizados. Os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento deste estudo foram refletidos e estruturados a partir das pesquisas produzidas na linha de pesquisa “Educação Especial e Processos Inclusivos” do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Estado do Espírito Santo, através do método fenomenológico existencial, destacando as pesquisas de Bragio (2014) e Furley (2019). Concluiu-se que o brincar não pode ser tratado como fenômeno isolado, e sim como instrumento (ou processo vivido) de aprendizagem cognitiva e desenvolvimento motor, no qual o ato de brincar tem papel de suma importância nesse processo de enfrentamentos e super (ações) desse ser que é um ser –lançado em sua própria existência.

Palavras-chave: brinquedoteca hospitalar, brincar, crianças hospitalizadas.


Texto completo:

PDF

Referências


”resgatar a ludicidade das famílias é uma das tarefas importantes da brinquedoteca“ (CUNHA, 2007, pg. 85).

Proporcionar condições para que a família e as pessoas que vão visitar a criança se encontrem com ela em um ambiente favorável, que não deprima nem aumente a condição de vítima e que a criança se encontra: nada deprime e assusta mais uma criança do que ser tratada como coitadinha. Um brinquedo ou um jogo podem facilitar o relacionamento, tornando-o mais alegre (CUNHA, 2007, pg. 96).

A brinquedoteca por lidar com o ludens do ser humano, traz o clima de alegria para dentro de um lugar marcado pelo tempo e pela dor. Não se trata de uma imposição do lúdico, mas o lúdico presentificando-se até mesmo nas vicissitudes. [...] Observamos um lugar e um brinquedo e recordamos dos modos das pessoas e íntimos do paciente-estudante ter brincado, ele está lá, é um dos modos de ser sendo junto ao outro no mundo (PINEL, 2015, p. 12).

Pois é na brincadeira, e nada mais, que está a origem de todos os hábitos. Comer, dormir, lavar-se, folhear livros, deve ser inculcados no pequeno através de brincadeiras, acompanhados pelo ritmo e canções. É da brincadeira que nasce o hábito, e mesmo em sua forma mais rígida o habito conserva ate o fim alguns resíduos da brincadeira... (Benjamim, 2008, p. 253)

- Diria que terapia quer dizer esta oportunidade de vir aqui brincar com o que você quer falar sobre o que mais deseja. É o tempo em que você pode ser da maneira que quiser. É um período que você pode usar do modo que mais lhe agrade. Enfim, uma hora que você aprende a ser, de fato, você. Esta é a melhor explicação que lhe posso dar agora (AXLINE, 1985, p. 156- 157).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.