ENSINO E TECNOLOGIA: O ENSINO A DISTÂNCIA E A PROPOSTA DE UM CURSO DE BANCO DE DADOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE

Rafael Alves de Freitas, Adriana da Silva Nogueira, Rafael de Souza Dias

Resumo


Nas últimas décadas, a preocupação com a disseminação e a democratização do acesso a educação para atender a grande massa de educandos, evidenciou a importância da educação a distância. O advento das tecnologias de informação e comunicação trouxe novas perspectivas para essa modalidade de ensino, levando universidades, escolas, centros de ensino, organizações empresariais e grupos de profissionais de educação, design e hipermídia a se dedicarem ao desenvolvimento de cursos nessa modalidade, com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet, os quais assumem distintas abordagens, destacando um processo educacional interativo e diminuindo as barreiras de acesso aos cursos. Nesse contexto, este artigo apresenta algumas reflexões sobre o ensino a distância e propõe a criação de um curso de Banco de Dados convencional, a nível básico, através da plataforma Moodle, onde o objetivo principal do curso é usar uma linguagem simples para auxiliar aqueles que tenham dificuldade nessa área de conhecimento da informática ou para aqueles que desejam conhecê-la. Por sua vez, o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados – (SGBD) utilizado será o PostgreSQL, e este foi escolhido por ser uma ferramenta gratuita de interface amigável e intuitiva, o que trará facilidade para o aluno no processo de ensino aprendizagem.

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Referências


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LITWIN, Edith. Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed (2001).

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