ENSINO E TECNOLOGIA: O ENSINO A DISTÂNCIA E A PROPOSTA DE UM CURSO DE BANCO DE DADOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE

Rafael Alves de Freitas, Adriana da Silva Nogueira, Rafael de Souza Dias

Resumo


Nas últimas décadas, a preocupação com a disseminação e a democratização do acesso a educação para atender a grande massa de educandos, evidenciou a importância da educação a distância. O advento das tecnologias de informação e comunicação trouxe novas perspectivas para essa modalidade de ensino, levando universidades, escolas, centros de ensino, organizações empresariais e grupos de profissionais de educação, design e hipermídia a se dedicarem ao desenvolvimento de cursos nessa modalidade, com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet, os quais assumem distintas abordagens, destacando um processo educacional interativo e diminuindo as barreiras de acesso aos cursos. Nesse contexto, este artigo apresenta algumas reflexões sobre o ensino a distância e propõe a criação de um curso de Banco de Dados convencional, a nível básico, através da plataforma Moodle, onde o objetivo principal do curso é usar uma linguagem simples para auxiliar aqueles que tenham dificuldade nessa área de conhecimento da informática ou para aqueles que desejam conhecê-la. Por sua vez, o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados – (SGBD) utilizado será o PostgreSQL, e este foi escolhido por ser uma ferramenta gratuita de interface amigável e intuitiva, o que trará facilidade para o aluno no processo de ensino aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


Heuser, Carlos Alberto. Projetos de Banco de Dados. 5 ed. Porto Alegre. Instituto de Informática da UFRGS, Sagra Luzzatto, 2004.

LITWIN, Edith. Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed (2001).

MORAN, José Manuel. O Que é Educação a Distância? In Boletim de Educação a Distância. Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2000.

PEREIRA, Luiz Antônio M; MELO, Rubens Nascimento. Um Ambiente de Banco de Dados Para o Ensino a distância Baseado em Workflows e Objeto de Aprendizado – PUC – Rio Inf.MCC12/03 Abril, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.