NECESSIDADES FORMATIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DAS DEMANDAS DO CONTEXTO ESCOLAR E DOS PROFESSORES A PARTIR DA LITERATURA

Carline Santos Borges, Cleyton Santana de Sousa

Resumo


Objetiva problematizar a especificidade do trabalho do professor de educação Especial e evidenciar as necessidades formativas em Educação Especial a partir da literatura especializada. Dialoga-se com a literatura acadêmica que versa sobre a formação de professores (inicial e continuada) e a educação especial, no intuito de contribuir com o corpus de conhecimento acerca dos saberes necessários dos docentes de educação especial. Do ponto de vista metodológico, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Realizou-se o levantamento dos estudos sobre formação de professores e educação especial na plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP);em livros que versam sobre a temática formação de professores e formação de professores de Educação Especial. A partir dos estudos abordados pode-se elucidar que se torna necessário que os professores regentes e especializados tenham os conhecimentos sólidos acerca da docência para que tenham elementos pedagógicos para fazer aprender a todos. No que se refere aos conhecimentos específicos dos professores de Educação Especial, vale destacar que se tratam de saberes pedagógicos, assim como, os demais professores necessitam dominar, como por exemplo, avaliação da aprendizagem, planejamento, currículo, aprendizagem e desenvolvimento e alfabetização e também tratam das técnicas de acessibilidades que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos no contexto de sala de aula e da escola e que também estão apontadas nas políticas nacionais.

Texto completo:

PDF

Referências


AINSCOW, Mel; MILES, Susie. Education for all. Ainscow, M. Struggles for Equity in Education. London: Routlegde , 2016.

BORGES, Carline Santos. Atendimento Educacional Especializado e os processos de conhecimento na escola comum. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica Nº 11/2010, de 07 de maio de 2010. Secretaria de Educação Especial, Brasília, 07 de maio de 2010.

_________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Sala de Recursos Multifuncionais: espaço para o atendimento educacional especializado. Brasília: SEESP/MEC, 2006.

_________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: SEESP/MEC, 2008. 274

GONÇALVES, Sonia Regina Sobral. Necessidades e Desafios na Formação de Professores de Educação Especial:Domínio Cognitivo e Motor.Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Beja, Beja, 2017.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Caderno Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 207-224, maio-ago, 2014.

LEITE, Débora Lúcia Lima. Qualificar para a diversidade: avaliação da necessidade de formação continuada para professores na educação inclusiva. Dissertação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

LEITE, Teresa Maria de Sousa dos Santos. Formação de Professores para a Inclusão. Conferência apresentada no Congresso Internacional Escola Inclusiva - Educar e formar para a vida independente, CERCICA, Cascais, 3 dezembro, 2016.

______________. Necessidades de formação contínua de professores em relação à integração dos alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino. Mestrado em Ciência da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, 1997.

MARTINS, Morgana de Fátima Agostini; SIPES, Marta Liliana. Formação de professores na escola inclusiva: possibilidades, limites e aproximações entre Brasil e Argentina. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 18, n.1, Janeiro/Abril, 2015, p. 37-46.

MESQUITA, Pâmella Stefânia Picinin De. O tutor virtual na formação continuada em educação especial. Dissertação de Mestrado em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho - campus de Marília, Marília, 2015.

OLIVEIRA, Andréia Duarte. Condições de formação continuada do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2012.

ONU. Organização das Nações Unidas. Normas sobre para a igualdade de oportunidade para as pessoas com deficiência. 2002.

PLETSCH, Márcia Denise. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. In: Educar, Curitiba, n. 33, 2009, p. 143-156.

QUEIROZ JUNIOR, Edison de. Formação Continuada para professores para o atendimento educacional especializado: desafios e perspectivas. (Dissertação de Mestrado), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

QUEIROZ, Julia Graziela Bernardino de Araújo. Formação de professores para o atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Manaus.Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2017.

RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante. Ensino Colaborativo como estratégia de formação continuada de professores para favorecer a inclusão escolar. Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Centro de Educação e Ciências Humanas, universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

RODRIGUES, David. Os desafios da equidade e da inclusão na formação de professores. In: OLIVEIRA, I.M.; RODRIGUES, D.; JESUS, D.M. Formação de professores, práticas pedagógicas e inclusão escolar: perspectivas luso-brasileira. Vitória: Edufes, 2017.

SIEMS, Maria Edith Romano. A construção da identidade profissional do professor da educação especial em tempos de educação inclusiva. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2008.

SILVA, Maria Odete Emygdio da. A análise da necessidade de formação na formação contínua de professores: um caminho para a integração escolar. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

TANNUS-VALADÃO, Gabriela. Inclusão escolar e planejamento educacional especializado:avaliação de um programa de formação continuada de educadores. Tese de Doutorado em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

TAVARES, Austelino Fernandes Lopes. Necessidades de Formação de Professores para Inclusão. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Cabo Verde, Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2010.

UNESCO. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e praticas na área de necessidades educativas especiais. Espanha, 1994.

________. Declaração mundial de educação para todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Tailândia, 1990.

UNICEF. Orientação para a inclusão: garantindo o acesso à educação para todos. 2005

VIEIRA, Alexandro Braga; JESUS, Denise Meyrelles de. Falando de formação de professores e cartografando propostas formativas em contexto. In.: MARTINS, Ivone de Oliveira; RODRIGUES, David;

JESUS, Denise Meyrelles de (Orgs.). Formação de professores, práticas pedagógicas e inclusão escolar: perspectivas luso-brasileiras. Vitória: EDUFES, 2017.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez, 2011.

____________. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 9.ed. São Paulo: Ícone, 2005

____________. Historia del Desarrollo de las Funciones Psíquicas Superiores. Em Lev S. Vygotski. Obras Escogidas. Tomo III. Madri: Visor/MEC, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.