Do site specific ao livro de artista para criança: linguagens criativas, pedagogias lúdicas dos gestos artísticos no exílio domiciliar

Ilton Ribeiro dos Santos

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre duas ações artísticas sendo elas, a execução de um projeto de site specific intitulado “Offlinemente – a palavra da aranha na linha da rede”, realizado na 13ª Primavera de Museus, do Sistema Integrado de Museus - SIM, no Museu de Arte Sacra em Belém do Pará, em 2019, e a produção de um livro de artista para criança num período crítico de isolamento social provocado pela pandemia, em 2020. Nesse relato será possível oportunizar reflexões teóricas sobre ações laboratoriais artísticas em torno dessas duas práticas, a primeira foi realizada dentro do jardim de um museu e a segunda aconteceu no espaço domiciliar como prática pedagógica artística para uma criança. O estudo sobre linguagem criativa – entendendo que toda a linguagem deveria ser criativa – fundamentou-se em bases teóricas como Walter Benjamin, Marie Gagnebin no que tange a linguagem e Giorgio Agamben com seu conceito experimentum linguae, isto é, a infância entendida como possibilidade de retomar a pura expressão, semelhante ao que acontece na infância quando se constitui a entrada da criança na linguagem. Como também Cecília de Almeida Salles, Ana Mae Barbosa, entre outros que refletem sobre o ato criativo de ensinar.


Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, G. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BARBOSA, Ana Mae. Era uma vez...A obrigatoriedade das artes no currículo do ensino médio. Revista Select: Arte e cultura contemporânea, dez, jan, fev 2017. Ano 05. Editora Três.

CASTRO, Manuel Antonio. O mito de Cura e o ser humano. In: Arte: O humano e o destino. Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro, 2011.

HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Trad. Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista: Universitária São Francisco, 2011.

KAYE, Nick. Site-specific Art – Performance, Place and Documentation. Londres: Rout-ledge. 2000.

MORIN, Edgar. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro 3a. ed. - São Paulo - Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001/2005.

OLIVEIRA, Cláudio. A poesia e a filosofia face ao indizível: do experimentum linguae em Giorgio Agamben. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP nº 24 - julho de 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/47601> Acesso em: 01 de fevereiro de 2021.

OLIVEIRA, Cláudio. A poesia e a filosofia face ao indizível: do experimentum linguae em Giorgio Agamben. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP nº 24 - julho de 2020.

SALLES, Cecília de Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.

SANTOS. Ilton Ribeiro. Max Martins: diálogos entre o verbal e o visual plástico na cena literária em Belém. Tese de doutorado. Programa de Pós Graduação em Letras. Universidade Federal do Pará. 2020.

SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Universidade, 2001.

SOUZA, Solange Jobim. Walter Benjamin e a infância da linguagem: uma teoria crítica da cultura e do conhecimento. Disponível em: https://www.academia.edu/28046189/WALTER_BENJAMIN_E_A_INFANCIA_DA_LINGUAGEM_UMA_TEORIA_CRITICA_DA_CULTURA_E_DO_CONHECIMENTO > Acesso: 15 de março de 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.