EDUCAÇÃO E COVID-19: O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NA DISCIPLINA EXPRESSÃO GRÁFICA III DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN

Rodrigo Bicalho Mendes, Letícia Hilário Guimarães, Túlio Marcio de Salles Tibúrcio, Talita da Conceição de Oliveira Fonseca

Resumo


O presente artigo é parte de duas pesquisas de doutorado em andamento do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa, elaborado no contexto do ensino remoto em decorrência da pandemia do Covid-19, a partir das experiências vividas pelos professores que atuam no Curso de Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Ubá-MG, objetivando promover reflexões acerca dos desafios e possibilidades da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), na disciplina Expressão Gráfica III. Percebe-se que as TICs foram parte fundamental para que os alunos pudessem ter o conteúdo ofertado, bem como as orientações e o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à formação profissional. Para além, vê-se que mesmo com o digital, alguns aspectos não são os mesmos que uma sala de aula física, porém que é possível utilizar da tecnologia para aproximar os estudantes e contribuir para os processos de aprendizado, de forma interativa e participativa.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. E. B. Prática e formação de professores na integração de mídias. In: ALMEIDA, M. E. B.; MORAN, J. M. (Orgs.). Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. Integração das Tecnologias na Educação. Brasília, 2005.

AMANTE, L.; FARIA, A. Sentido(s) emergente(s) das tecnologias digitais no jardim de infância. Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicas. Porto: Porto Editora, 2012.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista EmRede, v.7, n.1, p. 257-275, 2020.

ASSIS, T. R. Do tablado ao teclado: relação entre novas tecnologias, arranjos espaciais e práticas pedagógicas em ambientes de aprendizagem. 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.