A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ANA PAULA DE OLIVEIRA ROCHA

Resumo


RESUMO

Pode-se considerar que a instituição escolar se torna responsável pela formação dos alunos, e é inquestionável que para o desenvolvimento do aluno e seu bom relacionamento em sala de aula, dependa das relações que ele estabelece dentro e fora da escola. Sendo assim, este estudo tem a finalidade de compreender a necessidade do trabalho do/a professor/a especialista na educação inclusiva, bem como, as técnicas utilizadas para favorecer o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo que apresenta dificuldade. Frente a isto, tem-se como objetivo compreender as contribuições sobre as ações que o/a profissional exerce para a funcionalidade da escola e para a educação inclusiva. Portanto, compreender o papel do/a especialista e a importância sobre o entorno da atuação deste/a profissional e sua relação com o/a aluno/a, com a educação especial e inclusiva, e a comunidade escolar.  Neste sentido, espera-se através deste estudo, desenvolver uma análise sobre as relações da família e da escola e o papel que o/a professor/a tem em articular essas ações, contribuindo para a diminuição dessa distância entre os educadores/as e os familiares. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, em que os objetivos tiveram o propósito de promover para os/as profissionais da educação que estão cada vez mais preocupados/as com o alto índice do fracasso escolar. Nos atemos as ações que a educação inclusiva oportuniza dentro da instituição escolar, onde não só beneficiará o/a profissional, mas também o/a aluno/a neste processo de aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


BUENO, J. G. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC, 1993.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988.

BRASÍLIA. Ministério Público Federal. O Acesso de Alunos com Deficiência as Escola e Classes Comuns da Rede Regular. 2. Ed. red. e atual, 2004.

CUNHA, M. V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

ERIKSON, E. Brinquedo e razões. In: ---. Infância e sociedade. 2. ed. Rio de Janeiro.

________ Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n°. 8.069/90, de 13 de julho de 1990.

______, Jean. Seis estudos de Psicologia. 21ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

_______, J. A Psicologia da Criança. São Paulo: Difel, 1974.

_________. L. S. A formação social da mente. Martins fontes: 1984.

________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n°. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília-DF, 23 dez. 1996.

_______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1998. V. 2.

Oliveira, V. B. de org (org). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos, 4 ed. Petrópolis Nozes, 2002.

PIAGET, Jean. O Juízo Moral da Criança. São Paulo, Summus, 1994. (Tradução: Elzon Lenardon).

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1989.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.