O PROCESSO DE INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Yasmin Rocha dos Santos, Israel Rocha Dias, Thiago de Aquino Mozer

Resumo


Este artigo intitulado “o processo de inclusão de uma criança com autismo na educação infantil” tem como objetivo geral entender, através da fala de uma profissional da educação, como acontece a prática pedagógica de uma criança com autismo na educação infantil e, especificamente, elencou-se: a) compreender que ações pedagógicas são pensadas para a inclusão de uma criança com autismo na educação infantil e b) entender e conhecer as concepções de inclusão de uma profissional da educação de uma criança com autismo na educação infantil. Como metodologia de pesquisa, escolhemos trabalhar com a pesquisa exploratório-descritiva, de cunho qualitativo. Teoricamente, elegemos a perspectiva sócio-histórica de Vigotski, por entender que o autor entende que o sujeito, independente de ter uma ou não uma deficiência, é capaz de aprender e se desenvolver. Concluímos que, ainda, nos dias atuais, mesmo com tanta informação sobre como acontece a inclusão do público-alvo da educação especial no âmbito escolar, gera-se dúvidas quanto aos direitos que esse público tem. Além disso, ressaltamos a importância da formação continuada dos profissionais da educação para que possam garantir a plena inclusão desses sujeitos em processo de inclusão e escolarização.


Texto completo:

PDF

Referências


BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

CHIOTE, F. de A. B. A mediação pedagógica na inclusão da criança com autismo na educação infantil. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação). 2011. Universidade Federal do Espírito Santo, 2011.

DRAGO, R. Inclusão na educação Infantil. Rio de Janeiro: Wak Editoria, 2011.

DSM-V. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Disponível em www.mec.gov.br. Acesso em 11 de maio de 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GÓES, M. C. R. de. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M. K. et al. Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.

KANNER, L. Autistic Disturbances of Affective Contact. Nervous Child, n. 2. 1943.

MARTINS, L. M. O ensino e o desenvolvimento da criança de zero a três anos. In: ARCE, A.; MARTINS, L. M. (Org.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas: Alínea, 2009.

MARTINS, M. R. R. Inclusão de alunos autistas no ensino regular: concepções e práticas pedagógicas de professores regentes. Mestrado (Mestrado em Educação). 2007. Universidade Católica de Brasília, 2007.

MELLO, S. A. Contribuições de Vigotski para a educação infantil. In: MENDONÇA, S. G. de L.; MILLER, S. (Org.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara: Junqueira & amp; Marin, 2006.

NÓVOA, A. Formação de professores e formação docente. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

PINTO, S. da S. Práticas pedagógicas e o sujeito com autismo: um estudo de caso fenomenológico no ensino comum. 2013. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

RIBEIRO, E. L. A Comunicação entre Professores e Alunos Autistas no Contexto da Escola Regular: desafios e possibilidades. 2013. Mestrado (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Bahia, 2013.

Vigotski, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.