O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA INVESTIGAÇÃO LITERÁRIA

Thiago de Aquino Mozer, Rogério Drago, Israel Rocha Dias

Resumo


Este artigo intitulado “O ensino da Língua Inglesa Para Alunos Com Deficiência Intelectual: uma investigação literária”, teve como objetivo geral: investigar, por meio da bibliografia, como se dá o processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa por alunos com Deficiência Intelectual matriculados nos anos finais do ensino fundamental. E, como objetivos específicos: a) analisar estudos teórico-bibliográficos que tratam do ensino de língua estrangeira e outras disciplinas a alunos com deficiência intelectual matriculados nos anos finais do ensino fundamental e b) investigar trabalhos voltados à prática pedagógica da língua inglesa para alunos com deficiência intelectual matriculados nos anos finais do ensino fundamental. O artigo sustenta-se em uma perspectiva sócio-histórica de Vigotski, por entender que todas as pessoas independentes de suas características físicas, mentais e sensoriais são capazes de aprender e se desenvolver. Metodologicamente, este estudo de cunho qualitativo, inclinou-se na perspectiva do estudo exploratório e realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a temática. Como resultados para este artigo, identificamos que o ensino da Língua Inglesa para alunos com deficiência intelectual no âmbito educacional ainda é escasso.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC/SEF, 2018.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - língua estrangeira, Brasília: MEC/SEF, 1998.

CABRAL. V. N. Ensino de Inglês para alunos com deficiência: um balanço da produção em Educação e Letras/Linguística. 2017. Dissertação (mestrado em educação) Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.ntifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

CÉSAR, C. F. F. A vivência de professores de língua inglesa em contexto inclusivo. 2013. Tese (doutorado em linguística aplicada e estudos da linguagem) Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

MANGA, V. P. B. B. O Aluno Cego e o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um estudo de caso. 2013. Dissertação (mestrado em educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2013.

MEDEIROS, T. G.; FERREIRA, M. C. F. D. O aluno surdo aprendendo Inglês em escola inclusiva: perspectiva Vigotskiana. Revista educação especial, Santa Maria, v. 23, n. 36, p.103 – 115, jan. /abr. 2010.

MICHEL, M. H. Metodologia e Pesquisa Cientifica em Ciências Sociais. 2. ed. São Paulo, Atlas, 2009

NÓVOA, A. Formação de professores e formação docente. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

PAIVA, V. L. M. O. A LDB e a legislação vigente sobre o ensino e a formação de professor de língua inglesa. In: STEVENS, C.M.T e CUNHA, M.J. Caminhos e Colheitas: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: UnB, p.1-19, 2003.

PASTORIZA, T. B. Ensino de geografia para alunos com cegueira no ensino fundamental I: Contribuições da pedagogia histórico-crítica. 2015. Dissertação (mestrado em educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.

PERINNI, S. T. A Apropriação da Língua Inglesa pelo Aluno Cego Matriculado no Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso. 2013. Dissertação (mestrado em educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2013.

RAPOSO. F. G. Multiletramentos, diversidade e inclusão no livro didático de língua inglesa links. 2014. Dissertação (mestrado em Letras) Programa de Pós-Graduação d Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.

SOUZA. A. G. O ensino de inglês na sala de aula do 7º ano de uma escola estadual inclusiva de Goiânia. 2010. Dissertação (mestrado em Letras e Linguística) Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.