Apontamentos
- Não há apontamentos.
Jolimar Cosmo
http://orcid.org/0000-0002-0798-1126
Universidade Federal do Espírito Sant0
Brasil
Possui Licenciatura em Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Supervisão Escolar pela Universidade do Tocantins (2009) e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Possui especialização em Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil pela Faculdade Vale do Cricaré (2010) e em Educação Especial e Inclusiva, também pela Faculdade Vale do Cricaré (2011). É Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES), na linha de pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia, Educação e Inclusão (GRUFEI/PPGE/UFES). Atuou no Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES), como voluntário, nos projetos de extensão: "Práticas pedagógicas em Educação Física Adaptada para pessoas com deficiência" (2011-2012) e "Brinquedoteca: aprender brincando" (2011-2013). Atuou como Técnico Pedagógico na Coordenação de Inclusão Educacional de Cariacica (2019-2020). Atualmente é efetivo como professor regente na Prefeitura Municipal de Cariacica e na Prefeitura Municipal de Vitória. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental e práticas pedagógicas inclusivas. Seus estudos concentram-se, principalmente nos seguintes temas: Docência, Alfabetização e Letramento, Educação Especial, Educação Inclusiva, Educação Física e Formação Inicial e Continuada de professores, na perspectiva inclusiva.
Jaqueline Bragio
http://orcid.org/0000-0001-6515-1748
Universidade Federal do Espírito Santo
Brasil
Graduação em Enfermagem, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/2004). Mestrado (2014) e Doutorado (2019) em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/ UFES). Enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. Atuando principalmente nos temas: Escolarização de crianças e adolescentes hospitalizados, humanização em saúde, educação em saúde e brinquedotecas hospitalares. Outras especializações técnicas: Coordenadora do Curso de pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal; Especialista em Micropolítica/ Gestão em Saúde Pública; Pedagogia Hospitalar; Auditoria e Regulação em Saúde.
Hiran Pinel
http://orcid.org/0000-0002-8540-6653
Universidade Federal do Espírito Santo
Brasil
Professor permanente da UFES/PPGE interessado nas questões relacionadas à educação, inclusive a especial na relação com a saúde, como a pedagogia hospitalar e a classe hospitalar com foco de produção do conhecimento pelo método fenomenológico de pesquisa e teorias psicológicas e pedagógicas dessa esfera. Professor titular aposentado do DETEPE/ UFES/ CE. Pós-Doutorado em Educação pela UFES/CE/PPGMPE - Área: Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar; Doutor em Psicologia pelo IP/USP - Área: Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano; Mestre em Educação pelo PPGE/UFES - Área: Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais; Graduações: Bacharel e Licenciado Pleno em Psicologia; Formação de Psicólogos; Licenciaturas via formação pedagógica em Filosofia, em Matemática e em Biologia. Linha de pesquisa: Educação Especial e Processos Inclusivos. Coordenador do projeto de pesquisa: Aprendizagem e desenvolvimento humano sob a ótica fenomenológico-existencial: Educação Especial, Pedagogia Social e Hospitalar, Psicopedagogia.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.