A Inteface Criativa: revendo o papel do dispositivo na composicao coreografica

Luiz Thomaz Sarmento

Resumo


A era digital e o aperfeicoamento de diversos dispositivos tem contribuido para a erupcao de formas esteticas hibridas em varios segmentos da arte contemporanea. Estudos em danca e mediacao tecnologica vem refletindo sobre as novas condicoes de criacao coreografica e o papel que os dispositivos vem exercendo em processos criativos que visam o hibridismo entre as linguagens do digital e da danca. Nesse sentido esse artigo visa refletir sobre alguns conceitos que permeiam o fazer artistico com a utilizacao de dispositivos moveis digitais em um processo de pesquisa em danca contemporanea.

Texto completo:

PDF

Referências


CARAMELLA, Elaine [et al.] (org.). Mídias: multiplicação e convergência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Sinergia Relume Dumará, 2009.

GIANNETTI, Cláudia. Estética digital: sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Trad. Maria Angélica Melendi. Belo Horizonte: C/Arte, 2006.

HANKE, Michael. Vilém Flusser: a cultura dos media e mediações. In CARAMELLA, Elaine [et al.] (org.). Mídias: multiplicação e convergência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Disponível em < http://www.manovich.net/LNM/Manovich.pdf> Acessado em: 10/03/2013.

MACHADO, Irene. Ah, se não fosse Mcluhan!... In CARAMELLA, Elaine [et al.] (org.). Mídias: multiplicação e convergência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Trad. Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 2007.

PANGARO, Paul. What is Interaction? Are There Different Types? Disponível em < http://www.dubberly.com/articles/what-is-interaction.html> Acessado em 17/06/2012.

PARENTE, André. Cinema em trânsito: do dispositivo do cinema ao cinema do dispositivo. In PENAFRIA, Manuela, MARTINS, Índia Mara (org.) Estéticas do Digital: cinema e tecnologia. Disponível em < http://pesquisacinemaexpandido.files.wordpress.com/2011/05/cinema-em-trc3a2nsito-do-dispositivo-do-cinema-ao-cinema-do-dispositivo.pdf> Acessado em 13/10/2012.

SANTANA, Ivani. Corpo Aberto: Cunnigham, dança e novas tecnologias. São Paulo: Educ, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.