A ARTE COMO CAMINHO PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Angela Maria Venturini

Resumo


Entender a cognição das pessoas com deficiência em sua positividade, ou seja, analisar suas singularidades para além da visão negativa da deficiência é uma questão ao mesmo tempo teórico e político. Este artigo justifica a sua importância quando faz das linguagens da arte um caminho que possibilita ações para promover uma sociedade sensível às causas da humanidade e consciente do seu papel enquanto agente transformador


Texto completo:

PDF

Referências


BOOTH, Tony. AINSCOW, Mel. Index para inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação nas escolas. Tradução: Mônica Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: UFRJ. LaPEADE. 2012.

BOOTH, Tony. AINSCOW, Mel. Index para a inclusão. Tradução: Mônica Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: UFRJ. LaPEADE. 2002.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Felix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Ed.34, 1993.

DONATO, Cida. ‘A teatralidade das danças populares brasileiras e suas possíveis releituras contemporâneas: a busca por uma pedagogia da afetividade’. Rio de Janeiro: ISERJ, 2012.

GUATTARI, Felix. Caosmose. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

GUATTARI, F., ROLNIK, S. Micropolítica - Cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.

KASTRUP, V.. O lado de dentro da experiência: atenção a si mesmo e produção de subjetividade numa oficina de cerâmica para pessoas com deficiência visual adquirida. Revista Psicologia: Ciência e Profissão 28.1, p. 186-199, 2008.

KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez. 2001.

MORAES, Marcia. KASTRUP, Virginia. Exercícios de ver e não ver. Arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual. Rio de Janeiro: NAU, 2010.

SANTOS, Mônica Pereira dos et allii. Inclusão em educação. Diferentes interfaces. Curitiba: CRV. 2009.

SANTOS, Mônica Pereira dos. PAULINO, Marcos Moreira. Inclusão em educação. Culturas, políticas e práticas. São Paulo: Cortez. 2006.

VYGOTSKY, L.S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2004

_____________. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 1999.

_____________.Fundamentos de defectología. Obras Escogidas V. Madrid: Visor, 1929/1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.