Fotografia é Vida: Um Estudo Sobre o Uso do Material Fotográfico nas Redes Sociais

Victor Hugo Neves de Oliveira

Resumo


O estudo aqui proposto busca observar, discutir e analisar os conteúdos sociais da fotografia no contexto da cidade do Rio de Janeiro como modo de produção de valores, significados e processos de auto-representação. Pretendemos examinar, portanto, os usos dos componentes imagéticos nas redes sociais digitais e, com isso, explorar os caminhos de fabulação imagética das realidades vividas, por jovens com idades entre 18 e 30 anos, como lugar de expressão, manifestação e construção social. Assim, o que desejamos configurar é uma discussão sobre a representação e os arranjos de sociabilidade a partir de uma reflexão sobre a fotografia. 


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, César Augusto de. Os Usos de Fotografias de Famílias. In.: PEIXOTO, Clarice Ehlers. Antropologia & Imagem, vol. 1: Narrativas Diversas. Rio de Janeiro:Garamond: 2011: 109-124.

CAIUBY NOVAES, Sylvia. Imagem e Ciências Sociais: Trajetória de uma Relação Difícil. In.: BARBOSA, Andréa et al. Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e Outros Diálogos. Campinas: Papirus, 2009: 35-60p.

DELEUZE, Guilles. A Imagem-Tempo. Cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005.

GONÇALVES, Marco Antonio & HEAD, Scott (orgs). Confabulações da alteridade: Imagens dos Outros (e) de Si Mesmos. In.: GONÇALVES, Marco Antonio & HEAD, Scott. Devires Imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro: 7 Letras/FAPERJ, 2009: 15-35p.

HEAD, Scott. Olhares e Feitiços em Jogo: Uma Luta Dançada entre Imagem e Texto. In.: GONÇALVES, Marco Antonio & HEAD, Scott. Devires Imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro: 7 Letras/FAPERJ, 2009: 36-67p.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: Unicamp, 1996.

MACDOUGALL, David. The Corporeal Image: Film, Ethnografy, and the Senses. Princeton: Princeton University Press, 2006.

MALUF, Ued. Cultura e Mosaico. Niterói: Sol Nascente, 1997.

SCHERER, Joanna. Documento Fotográfico: Fotografia como dado Primário na Pesquisa Antropológica. Cadernos de Antropologia e Imagem 3, 1995: 69-83p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.