Para além de metamorfoses do corpo na Linguagem do Discurso publicitário: relações possíveis entre Educação e Arte, a alma do negócio na sociedade das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação

Rosane da Conceição Pereira

Resumo


O artigo constitui uma crítica ao consumismo doentio ou negativo dos corpos de um casal-propaganda no vídeo analisado (1996), como tantos outros. É um estudo acerca do Discurso publicitário nessa sociedade da estética perfeita ao máximo, metamorfose de figuras distintas das aparentemente vistas. Para tanto, implica uma reflexão filosófica sobre a necessidade da excelência da Educação, um exercício de ensinar a pensar em diferentes campos da Linguagem, entre Arte, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Palavras-chave: discurso publicitário, corpos e linguagem.


Texto completo:

PDF

Referências


A ALMA DO NEGÓCIO. Superfilmes. Direção e roteiro de José Roberto Torero. Trilha sonora de Vu e Lelo Nazário, 1996, 00:08:25. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uLeSsSyzzCQ. Acesso em: 18/05/2013.

ANOTAÇÕES DE AULA DA AUTORA DESTA ANÁLISE. Disciplina Fundamentos da Educação, ministrada pelo professor Luiz Fernando Queiroz, no Curso de Formação Docente da Universidade Salgado de Oliveira, no Campus de São Gonçalo, para a Turma FORDOC 1301, em 18/05/2013.

ARANHA, Maria Lúcia Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. “A cultura”; “Trabalho e alienação” (1993). In: Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1993, p. 2-19.

DEMO, Pedro. “Estudar”. Disponível em: http://www.quadrante.com.br/Pages/servicos02.asp?id=290&categoria=Educacao#. Acesso em: 20/03/2009.

FERNANDES, Ângela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. “Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea”. In: Caderno Cedes. São Paulo: Campinas, vol. 30, n. 81, p. 233-249, mai.-ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v30n81/a08v3081.pdf. Acesso em: 05/04/2013.

FOUCAULT, Michel. Les mots et les choses: une archéologie des sciences humaines. Paris: Gallimard, coll. Bibliothèque des sciences humaines, 1966, p. 319.

GUZZO, Valdemir. “A reflexão filosófica na educação”. In: UNIrevista. Vol. 1, n° 2, abril 2006, p. 2-13. Disponível em: http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Guzzo.pdf. Acesso em 05/04/2013.

LUCKÉSI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1990.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

________. Lendo imagens: uma história de amor e de ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

O’ DONNELL, Ken. A alma do negócio: para uma geração positiva. São Paulo: Brahma Kumaris, 2002.

PELLEGRINO, Hélio. “A pena de morte” (1988). In: Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 3 jul. 1985, s.p.

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1996.

SEVERINO, Antônio Joaquim. “A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação”. Revista Educação e Pesquisa. Vol. 32, n. 3, 2006, p. 619-634. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022006000300013&script=sci_arttext. Acesso: em: 05/04/2013.

UNICAMP; USP; UNESP; UNIRIO; PUC RIO; UCP; UNIVERSIDADE DO PORTO; CENPEC; UNICID. “Carta de Campinas sobre Educação” (2011). In: Jornal da Ciência. JC e-mail 4347, 13. Carta de Campinas sobre Educação, de 20 de setembro de 2011. Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79351. Acesso em: 05/04/2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.