Corpos conectados: experiências e percepções transformadas

Débora Aita Gasparetto

Resumo


Este texto aborda a experiência e a percepção corporal em algumas obras/projetos/trabalhos que exploram os dispositivos tecnológicos como sistema complexo, a fim de ampliar a sensibilidade humana e propor trocas poéticas e críticas entre o corpo humano e os agentes artificiais. Para tratar desta temática buscamos referências interdisciplinares, pautadas na comunicação, neurociência e filosofia, por meio de uma discussão sobre o corpo e as tecnologias tanto no espaço da arte quanto no contexto urbano. Esta pesquisa evidencia a preocupação que os artistas digitais têm em relação ao público, à ativação da experiência e percepção por meio de questões relativas a este espaço-tempo.


Texto completo:

PDF

Referências


*Livro:

CHANGEAUX, Jean-Pierre. O verdadeiro, o belo e o bem: uma nova abordagem neural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

NUNES, Fábio. Ctrl+Art+Del: Distúrbios em Arte e Tecnologia. São Paulo, Perspectiva, 2010.

SANTAELLA, Lúcia. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.

*Capítulo de Livro:

SANTAELLA, Lucia. O homem e as máquinas. IN: DOMINGUES, Diana (org). A arte no século XXI. São Paulo: UNESP, 1997. p.33-43

SANTAELLA, Lucia. A semiose da arte das mídias, ciência e tecnologia. IN: DOMINGUES, Diana (org.) Arte, ciência e tecnologia. São Paulo: Unesp, 2009. cap.27, P. 500-511.

*Trabalho apresentado em evento

FOGLIANO, Fernando. Novos Paradigmas para a relação entre Imagem e Interação. IN: #12.ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Out.2013, Brasília. Anais. Disponível em: http://medialab.ufg.br/art/wp-content/uploads/2013/08/FFogliano.pdf - Acesso em 02/12/2013


Apontamentos

  • Não há apontamentos.