CORPO TRINITÁRIO NA PERFORMANCE: DOS INTERSTÍCIOS DA ARTE À ACADEMIA

Jaime Barradas da Silva

Resumo


O estudo insere-se na pesquisa em ensino da arte acerca da experiência de ensino em performance artística no curso de artes visuais da Escola Superior Madre Celeste em Ananindeua-Pará. Fundamenta-se nos parâmetros teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso sob enfoque fenomenológico. Com objetivo de caracterizar esta experiência de ensino a partir do que chamo de corpo trinitário na performance como construção que envolve a tríade: a materialidade: corpo-cotidiano, corpo-aluno e corpo-performático; princípios operativos: corpo suporte, objeto e matriz da arte; e princípios fundantes: corporeidade, corporificação e corporalidade, no processo de ensino: compreensão e criação de performances artísticas.


Texto completo:

PDF

Referências


ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: Uma História Concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. (Trad. Antero Reto; Augusto Pinheiro). Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 1, de 16 de janeiro de 2009. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de janeiro de 2009, Seção 1, p. 33.

CARLSON, Marvin. Performance. Uma introdução crítica. (Trad. Thaís flores Nogueira Diniz; Maria Antonieta Pereira). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

COHEN, Renato. A Performance como Linguagem: Criação de um Tempo- Espaço de Experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002.

DA SILVA, Jaime Barradas. Arte In (corpo) rada. Um Olhar Compreensivo sobre o Processo de Criação em Performance Artística no Curso de Artes Visuais da Escola Superior Madre Celeste. 2012. 119 f. Monografia (Especialização Estudos Contemporâneos do Corpo: Criação, Transmissão e Recepção) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

DA SILVA, Maria Freire. O princípio trinitário das relações e a complexidade ecológica. Ciências da Religião – História e Sociedade. Rio de Janeiro, v. 4, n. 4, p. 38-58, 2006.

FERRAZ, Maria Heloísa; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino de Arte. 4ª reimp. São Paulo: Cortez, 2004.

GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo: Perspectiva, 2003.

GUATTARI, Félix. Caosmose. Um novo paradigma estético (Trad. Ana Lúcia de Oliveira; LEÃO, Lúcia Cláudia). Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 3ª Ed. São Paulo: Martin Claret, 2009.

LABAN, Rudolf Von. Domínio do Movimento. 2ª Ed. São Paulo: Summus, 1978.

LIBÂNEO, J. Didática. Série formação do professor. São Paulo: Cortez, 1992.

MEDEIROS, Maria Beatriz. Bordas Rarefeitas da Linguagem Artística Performance suas possibilidades em meio tecnológicos. Disponível em www.corpos.org/papers/bordas.html. Acesso em 05 de maio de 2005. p.1-12.

MELIN, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

PIAU, Kennedy. “Arte: que conhecimento é este?” In. MOREIRA, Maria Carla Guarinello de Araújo (org.) Arte em Pesquisa. Londrina: Eduel, 2005. p. 3-16.

PERRENOUD, Philippe. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto editora, 1995.

PIRES, Beatriz. O corpo como suporte da arte. São Paulo: Ed. SENAC, 2005.

SOUZA, Aguinaldo Moreira. A presença da corporalidade no discurso literário e coreográfico. São Paulo: 2003. 206f. Tese (Doutorado). Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2003.

STANGOS, Nikos. Conceitos de Arte Moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.