“MEU SELFIE”: A REPRESENTAÇÃO DO CORPO NA REDE SOCIAL FACEBOOK

Patricia Jeronimo Sobrinho

Resumo


Registrar imagens com câmeras digitais, celulares e, em seguida, postá-las em redes sociais tem se tornado uma prática comum. Tendo em vista isso, o objetivo deste estudo é discutir – a partir de mensagens dos próprios usuários do Facebook – a relação que o sujeito tem com o corpo, exposto através do selfie (autorretrato), e o quanto isso pode influenciar na sua formação de identidade. O estudo busca, também, levantar reflexões sobre o impacto da superexposição do indivíduo nas redes sociais.

Palavras-chave: Corpo. Selfie. Autorretrato. Redes sociais. Facebook.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COUTO, Edvaldo Souza. O homem-satélite: estética e mutações do corpo na sociedade tecnológica. 1999. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1999.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FREUD, Sigmund. Introdução ao narcisismo. In: Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

HALL, Stuart. A identidade na pós-modernidade. Tradução Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LEMOS, André; CUNHA, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo, Ed. 34, 1996.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação. Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.

OXFORD (dicionário online). Disponível em: Acesso em: 12 dez. 2013.

SANTAELLA, Lúcia. Artes do corpo biocibernético e suas manifestações no Brasil. Revista Nuestra América. nº 5. jan-jul 2008.

SANTOS, Alexandre Carvalho dos. A misteriosa história do brasileiro que fundou o Facebook. Super Interessante (online). 2009. Disponível em: Acesso em: 28 out. 2013.

SEVERIANO, Maria de Fátima V. Narcisismo e publicidade: uma análise psicossocial dos ideais do consumo na contemporaneidade. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2007.

SPREJER, Pedro; KAZ, Roberto. Me, myself e eu. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 15 dez. 2013. Revista o Globo. p. 32-36.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.