ASPECTOS DE VIRTUALIZAÇÃO EM LA INVENCIÓN DE MOREL

Juliana Weinrich Shiohara

Resumo


Neste artigo, trato do potencial virtual da novela La invención de Morel, do escritor argentino Adolfo Bioy Casares. Esta obra apresenta um universo virtual intermitente e sobreposto ao atual, reproduzido através de uma máquina que recria as virtualidade do corpo e do entorno. Isso nos alça para a reflexão sobre os embates que a existência virtual possui na obra. As virtualidades guardam em si uma potência de transformação do material. A delimitação do espaço literário da ilha de Morel é a base da análise que proponho no trabalho. Delimitando o espaço, baseio-me nos conceitos de virtualidade de Pierre Lévy e Gilles Deleuze para explicitar a potência de reflexão que a obra do autor argentino nos proporciona, a partir do estabelecimento da dinâmica entre virtual e atual da obra.


Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

CASARES, Adolfo Bioy. La invención de Morel. Buenos Aires: Emecé Editores, 2010.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa. Ed. Relógio d´água, 2004.

ETTE, Ottmar. Memoria, Historia, Saberes de la Convivencia Del saber con/vivir de la literatura. ISEGORÍA. Revista de Filosofía Moral y Política. ISSN: 1130-2097. N.º 45, julio-diciembre, 2011, 545-573.

LÉVY, Pierre. Qu'est-ce que le virtuel ?. Université de Paris, Paris, 1998. Disponível em: http://hypermedia.univ-paris8.fr/pierre/virtuel/virt0.htm#avant. Acesso em 23 de novembro de 2013.

RONÁI, Paulo. Sobre Tolstoi e A morte de Ivan Ilitch. In: Lev, TOLSTÓI. A morte de Ivan Ilitch. São Paulo: Editora 34, p. 83-92, 2009.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro. Editora Bertrand, 2010.

_______________. Introdução à literatura fantástica. São Paulo. Editora Perspectiva, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.