“Coletivo das Artes & Saúde” na Convergência, Los Angeles, 2013: relato de experiência, ações e perspectivas futuras

Marta Simões Peres

Resumo


Trata-se de uma reflexão acerca das linhas de pensamento, ação do “Coletivo das Artes & Saúde” (HAC/Healing Arts Collective), grupo internacional que atua no campo das práticas criativas voltadas para a saúde, e sua experiência em Los Angeles durante a Hemi Convergência GSI, em outubro de 2013. Descrevem-se uma oficina de corpo ministrada no LGBT Village Center e uma performance em praça pública, chamando atenção para aspectos ligados às ideias de corpo X cidade, acolhimento, aceitação da imagem corporal, expulsão, gentrificação.

A ideia que norteia o coletivo é a afirmação da relevância das práticas artísticas para o restabelecimento da saúde, na perspectiva tanto individual quanto da coletividade, enfocando questões ligadas à saúde mental e à cidade.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BERMAN, MARSHALL. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

BAINBRIDGE-COHEN, Bonnie. Sensing, Feeling and Acting. The Experiential Anatomy of Body-Mind Centering. Northampton: Contact Editions, 2008.

FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.

PERES, Marta. Dança e Corpo Humano ou uma Proposta de Fisiologia para Bailarinos. IN Ribeiro, Joana. Keiserman, Nara. O Corpo Cênico. Annablumme. No prelo.

TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do Movimento. Uma prática corporal. São Paulo: Caioá, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.