O corpo hibridizado como alegoria da realidade virtualizada: uma análise do episódio “The Entire History of You” da série televisiva Black Mirror

Erika Cristina Dias Nogueira, Eliana Cândida de Souza, Flora Libânio Miranda de Souza

Resumo


O presente artigo analisa o episódio “The Entire History of You” da série televisiva britânica “Black Mirror” com o foco na questão da virtualização da vida humana. A análise é realizada com base em estudos sobre as tensões contemporâneas provocadas pela era tecnológica em que vivemos propostos por autores como Giorgio Agamben, Hermínio Martins, Paula Sibilia e Zygmunt Bauman, que utilizam perspectivas diversas, mas com a mesma vertente crítica quanto às possibilidades ofertadas pela tecnologia atualmente. A partir dos conceitos apresentados pelos autores, este trabalho avalia como o ser humano é apresentado no episódio da série e qual é a relação entre os seres e a tecnologia e também entre eles por meio dela.


Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo?. Chapecó, SC: Argos, 2009.

AGAMBEN, Giorgio. Infância e História – Destruição da experiência e origem da história. Tradução Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG,2005.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

HARAWAY, Donna. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

HUYSSEN, Andreas. Passados presentes: mídia, política, amnésia. In: HUSSEIN, Andreas. Seduzidos pelas memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000, p. 9-40.

MARTINS, Hermínio. Hegel, Texas - e outros Ensaios de Teoria Social. Edições século XXI, 1996.

SIBILIA, Paula. O Homem Pós-orgânico - Corpo, Subjetividade e Tecnologias Digitais. Rio de Janeiro: Relume – Dumara, 2002.

ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.