A FEITICEIRA DA PAIXÃO: Da tragédia euripidiana ao cinema de Pasolini

Ana Flávia Ferraz

Resumo


O presente artigo tem como proposta refletir sobre a transposição do mito de Medeia do teatro trágico antigo à narrativa cinematográfica contemporânea.  Desde a Grécia antiga aos dias atuais a feiticeira da Cólquida fascina dramaturgos, poetas e cineastas. Tomando como ponto central o feminino na obra dramática Medeia (431 a.C.) do tragediógrafo grego Eurípides e na obra cinematográfica homônima, de 1970, do diretor e escritor italiano Pier Paolo Pasolini, buscaremos refletir sobre essas narrativas trágicas.


Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Poética. Porto Alegre: Globo, 1966.

BRANDÃO, Junito. Teatro Grego: Tragédia e Comédia. Petrópolis: Vozes, 1984.

BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da Mitologia: história de Deuses e Heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.

DUTRA, Enio Moraes. O Mito de Medéia em Eurípides. Em: http://w3.ufsm.br/revistaletras/artigos_r1/revista1_8.pdf. Acesso em: 28/1/2014.

EURÍPIDES. Medéia. Tradução Millôr Fernandes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

FABRIS, Mariarosaria. A tragédia grega no cinema de Pier Paolo Pasolini. Em: CORSEAULL, Anelise Reich; LISBOA, Fátima Sebastiana Gomes; OLIVEIRA, Henrique Luiz Pereira (et alii). Cinema − lanterna mágica da história e da mitologia. Florianópolis: Editora UFSC, 2009.

HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

JAEGER, Werner. Paideia. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

KURY, Mário da Gama. Introdução e Notas. Em: Eurípides. Medéia, Hipólito, As Troianas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

LESKY, Albin. A tragédia grega. São Paulo: Perspectiva, 1976.

MENDONÇA, Paulo. A tragédia. São Paulo: Anhembi, 1953.

NIETZSCHE, Friedrich. A origem da tragédia. São Paulo: Moraes, s/d.

PLATÃO. A república. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

SCHAFFA, Sandra. Medéia, o feminino. Em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-8352009000100004&script=sci_arttext. Acesso em: 28/1/2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.