BINÔMIO CORPO E INFORMAÇÃO NAS REPRESENTAÇÕES FÍLMICAS: O CORPO COMO ARQUIVO E CORPO COMO OBJETO E SUPORTE DE COLEÇÃO

Leila Beatriz Ribeiro, Carmen Irene C. Oliveira, Valéria Cristina L. Wilke

Resumo


Abordamos o binômio corpo-informação e sua representação cinematográfica, discutindo o corpo como objeto técnico da ciência. Nos filmes analisados, esse corpo informacional é construído, manipulado e colecionado e funciona como arquivo. Em corpo-arquivo-informação, a problemática informacional é vista em Gattaca, a experiência genética (1997), que nos remete às discussões sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Em corpo-coleção-informação, identificamos marcas identitárias de corpos colecionados pelos serial killers a partir da análise de Beijos que Matam (1997) e O Colecionador de Ossos (1999). Corpos e informação constituem um problema contemporâneo e são o centro das discussões sobre a relação homem e sociedade.


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Referências


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REFERÊNCIAS FÍLMICAS

BEIJOS que matam (Kiss the Girls). Direção: Gary Fleder. EUA. Produção: David Brown e Joe Wizan. 1997. 114 min. Sonoro e Colorido.

O COLECIONADOR de ossos (The bone collector). Direção: Phillip Noyce. EUA. Produção: Martin Bregman, Michael Scott Bregman e Louis A. Stroller. 1999. 118 min. Sonoro e Colorido.

GATTACA, a experiência genética. (Gattaca) Dirigido por Andrew Niccol. EUA:

Jersey Films, 1997. 106min. Sonoro e Colorido.


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