FANFICTION COMO RECURSO DE LETRAMENTO E CULTURA

Juliana Barros Souza

Resumo


O presente artigo tem, como principal objetivo, relacionar o fenômeno midiático da fanfiction com o letramento literário. É de nossa hipótese que o fato distintamente pop e midiático, de intensa produção e circulação, produz experiências socioculturais que ajudam no amadurecimento cultural e linguístico de seus usuários. Para isso faremos uma breve análise de uma fanfic com base nos teóricos Zilberman (2001), Iser (2002) e Stubbs (2002).


Texto completo:

PDF

Referências


BAGNO, Marcos; STUBBS, Michael; GAGNÉ, Gilles. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2002.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

BLACK, Rebecca W. Language, Culture and Identity in Online Fanfiction. E-Learning, Volume 3, Number 2, 2006. Disponível em http://www.wwwords.co.uk/pdf/validate.asp?j=elea&vol=3&issue=2&year=2006&article=5_Black_ELEA_3_2_web. Data de acesso: 09 de junho de 2014.

ISER, Wolfgang. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In LIMA, Luiz Costa (org). Teoria da literatura em suas fontes. 3ª edição. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In Escola e Leitura: velha crise, novas alternativas. Org: ZILBERMAN, Regina & RÖSING, Tania M. K. São Paulo: Editora Global, 2009.

PEPPER, Sweet. Oito Movimentos Para o Disparo Perfeito. Disponível em https://www.fanfiction.net/s/3915688/1/Oito-Movimentos-Para-o-Disparo-Perfeito. Data de acesso: 15 de junho de 2014.

ZILBERMAN, Regina. Fim do livro, fim dos leitores?. São Paulo: Editora Senac, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.