Apontamentos
- Não há apontamentos.
Joel Cardoso
ICA - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará
Brasil
Pós-Doutor em Artes (Literatura & Cinema) UFF-RJ, 2009. Doutor em Letras: Literatura Brasileira e Intersemiótica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-SJRP, SP, 2001); Mestre em Letras: Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996). Graduado em Letras Modernas (português/alemão - USP), Pedagogia (USP) e Direito (Instituto de Ciências Sociais Vianna Jr, Juiz de Fora, MG, OAB: 60295-MG). Especialista em Língua Portuguesa: Linguística Aplicada (Simonsen, RJ). Professor de música (piano clássico). Desde 2002, é docente da Universidade Federal do Pará, instituição em que atua tanto nos cursos de Graduação como nos de Pós (Mestrado em Artes, ICA). Orientou, até o momento, 21 dissertações de Mestrado; 77 monografias de Especialização e 133 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. É pesquisador das Poéticas da Modernidade, transitando pelas áreas de Letras, Comunicação, mas, sobretudo, das ARTES, com ênfase na correspondência e diálogos que se estabelecem entre os diversos signos e linguagens, privilegiando as relações entre palavra e imagem (Literatura e Cinema, TV, Teatro etc). Autor, entre outros títulos, de "DESDOBRAMENTOS DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: diálogos interartes na contemporaneidade" como organizador com Bene Martins (UFPA-PPGArtes, PA), e de "NELSON RODRIGUES: da palavra à imagem" (Intercom, SP).
Luiz Guilherme dos Santos Júnior
ICA - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará
Brasil
Luiz Guilherme dos Santos Júnior é Mestre em Teoria da Literatura (UFPA), doutorando em
comunicação pela PUC-RS. Possui Graduação em Letras, pela UFPA. É, atualmente, professor (no
Campus Universitário de Breves-PA) atuando nas seguintes áreas: Literatura Brasileira e
Portuguesa, Comparatismo, Estudos Culturais e Teoria Literária.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.