A INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – ESTADO DE RONDÔNIA

Fernando Sérgio Silva Barbosa

Resumo


Nos dias atuais, o desenvolvimento tecnológico possibilitou o uso da informática e das ferramentas de comunicação no campo da educação. Para isso, políticas públicas do governo federal foram implementadas com vistas a equipar as escolas públicas e promover o treinamento de professores para o uso desses recursos com finalidade pedagógica. O objetivo deste artigo foi apresentar uma análise a respeito do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo ensino-aprendizagem e sua relevância na melhoria da qualidade do ensino público do município de Ariquemes, estado de Rondônia. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas urbana. Em cada uma das escolas foram utilizados questionários distintos, uma para professores e outro para alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os questionários eram compostos por perguntas abertas e fechadas a respeito do uso das TICs como recurso para ensino por parte dos professores e de aprendizagem por parte dos alunos. Os resultados demonstraram uma subutilização das TICs como recurso pedagógico, tendo em vista que os professores consideraram como esse tipo de uso, quando a finalidade era apenas a elaboração de documentos relacionados à disciplina. Também foi possível identificar um baixo conhecimento por parte de professores e alunos a respeito dos programas existentes nos computadores, particularmente o sistema operacional, o que demonstrou ser uma barreira para a sua utilização. Com relação aos alunos, embora tenha sido encontrada a existência de um bom acesso das crianças às TICs, o seu uso contexto pedagógico era praticamente inexistente. Desse modo, no cenário e amostras investigadas, evidenciou-se uma uso altamente limitado das TICs como recurso para o processo de ensino por professores e aprendizagem pelos alunos.

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