ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA

Thiago Brás de Queiroz Andrade, Gilmar Junior Antoniassi

Resumo


A escolha profissional representa um ato de significância e importância na vida de qualquer indivíduo sendo o ponto de partida para suas relações profissionais para os novos caminhos que serão percorridos. Este processo representa a busca de possibilidades que tendem a gerar dúvidas e crises, devido à complexidade que a escolha profissional representa. Faz se necessária o desenvolvimento de atividade que atue de forma preventiva junto aos necessitam de uma elucidação sobre os caminhos possíveis a escolha da profissão. O presente estudo teve como objetivo compreender os aspectos envolvidos na escolha profissional e os fatores envolventes, a partir de um relato de experiência. Para consecução do objetivo proposto foi realizado um estudo do tipo qualitativo de revisão da literatura, focado no relato de experiência vivenciado no estágio profissionalizante em orientação vocacional e profissional desenvolvido no ano de 2014 como requisito parcial para conclusão do curso de Psicologia. Foi observado na experiência de estágio em Orientação Profissional e Vocacional, a necessidade de direcionar as angústias dos participantes para um processo de identificação da possibilidade de escolha às suas perspectivas de vida, a fim de encontrarem uma via onde podem construir o seu repertório de respostas para com a sua identidade profissional. Assim, mais do que escolher uma profissão, o processo de orientação vocacional e profissional, auxilia o jovem a adaptar-se à vida.

Texto completo:

PDF

Referências


ANASTASI, A. & URBINA, S. Testagem psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

ANDRADE, J. M. de; MEIRA, G. R. de J. M.; VASCONCELOS, Z. B. de. O processo de orientação vocacional frente ao século XXI: perspectivas e desafios. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 22, n. 3, Sept. 2002.

BARRETO, M. A.; AIELLO-VAISBERG, T. Escolha profissional e dramática do viver adolescente. Psicol. Soc., Porto Alegre, v. 19, n. 1, Apr. 2007.

BOCK, A.M.B.; AGUIAR, W.M.J. Psicologia da educação: em busca de uma leitura crítica e de uma atuação compromissada. In: BOCK, A.M.B. (Org.). A perspectiva sócio-histórica na formação em psicologia. Petrópolis: Vozes, 2003. p.132-60.

BOCK, S. D. Orientação profissional - A abordagem sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2002.

BOHOSLAVSKY, R. Orientação Vocacional: a estratégia clínica. 12ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BUENO, J. M. H.; LEMOS, C. G. de; TOME, F. A. M. F. Interesses profissionais de um grupo de estudantes de psicologia e suas relações com inteligência e personalidade. Psicol. estud., Maringá, v. 9, n. 2, ago. 2004.

CALHEIROS, I.M.Q.; ARAÚJO, J.S., SILVEIRA, M.A.M. Repercussões das inovações técnico científicas e sociais na escolha profissional. Trabalho apresentado na I Jornada Norte Nordeste de Orientação Profissional/ABOP, Recife. 14-17 jun 2000; Recife, BR. Recife: Associação Brasileira de Orientadores Profissionais, 2000.

COSTA, S. de M. et al. Motivos de escolha da Odontologia: vocação, opção ou necessidade?. Arq. Odontol., Belo Horizonte, v. 46, n. 1, março, 2010.

SANTOS, L. M. M. dos. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicol. estud., Maringá, v. 10, n. 1, abr. 2005 .

LEITÃO, L.M. & Miguel, J.P. Avaliação dos interesses. Em: Leitão, LM (Org.). Avaliação psicológica em orientação escolar e profissional. Coimbra: Quarteto; 2004. p.179-262.

LEVENFUS, R.S. & NUNES, M.L.T. O temor da escolha errada em filhos de pais separados. Em Levenfus, R.S. & Soares, D.H.P. (Org.). Orientação vocacional ocupacional: novos achados teóricos, técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 149-161.

LISBOA, M.D. Sobre a Associação Brasileira de Orientadores Profissionais: ABOP. In: Lisboa, M.D. & Soares, D.H.P. (Orgs.), Orientação profissional em ação: formação e prática de orientadores. São Paulo: Summus, 2000. p. 225-228.

LISBOA, M.D. Orientação profissional e mundo do trabalho. In R. S. LEVENFUS. Orientação vocacional ocupacional: novos achados teóricos, técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002. p.225-228.

MINAS GERAIS. Resolução Nº 2.251 de 02 de Janeiro de 2013. Dispõe sobre a implantação do projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Diário Oficial de Minas Gerais. 03 Jan 2013, Caderno 1:14.

MOURA, C.B.; SILVEIRA, J.M. Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência. Estudos de Psicologia, 2002. 19(1). p.5-14.

NOGUEIRA, R.S.F.R. Avaliação da informação profissional num processo de O.P. via Internet. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

PASQUALINI, J.C.; GARBULHO, N.F.; SCHUT, T. Orientação profissional com crianças: uma contribuição da educação infantil. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2004. 5(1), p. 71-85.

PRIMI, R.; MOGGI, M.A.; CASELLATO, E.O. Estudo correlacional do inventário de busca auto-dirigida com o IFP. Psicologia Escolar e Educacional, 2005. 8(1), p.47-54.

RAPPAPORT, C.R. Escolha, vocação e adolescência & A infância da escolha. In: Escolhendo a profissão. São Paulo: Ática, 2002. p.7-36.

SILVA, L. B. de C. Relações entre a teoria das representações sociais e orientação vocacional. Programa científico e resumos do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. São Paulo: Abrapso; 1999. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Social, 1999. p.8.

SILVA, M.B. Re-Orientação: redefinição da escolha profissional. Psicologia argumento, 2001. 19(28). p.13-16.

SOARES, D.H.P. A Escolha Profissional: Do Jovem ao Adulto. São Paulo: Summus, 2002.

SPARTA, M. O desenvolvimento da orientação profissional no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2003. 4(1/2). p.1-11.

VASCONCELOS, Z. B. de; ANTUNES, R. F.; SILVA, O. C. Orientação Vocacional: Relato de uma experiência na clínica de psicologia da UFPb. Revista de Extensão/UFPb, 2000. Nº. 6. p.20-27.

VELLOSO, R. O que há de psicanalítico em um acompanhamento vocacional. Cógito, 2000. 2. p. 69-74.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.