“VIDA SIMPLES”: O DISCURSO DO BEM-ESTAR CORPORIFICADO NO CONSUMO

Luciana Salazar Salgado, Denise Gasparini Perfeito

Resumo


Com vistas a contribuir para investigações sobre a relação entre sujeitos e objetos na constituição da contemporaneidade, este artigo apresenta uma breve análise do modo como a revista Vida Simples dá tratamento ao que pode ser referido como discurso do bem-estar. Embora seu projeto editorial se apresente com o propósito de auxiliar o sujeito contemporâneo na busca por uma vida melhor porque descomplicada, pode-se dizer que esse discurso, instituído numa conjuntura de “mal-estar dos indivíduos”, materializa-se na construção de um ethos discursivo de aconselhamento que inclui, paradoxalmente, estímulos ao consumo insaciável.


Texto completo:

PDF

Referências


BRUNELLI, Anna Flora. “O sucesso está em suas mãos”: análise do discurso de autoajuda. 2004. 149p. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

COSTA LIMA, Luiz. Teoria da cultura de Massa. 8 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. (org.) Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2005a, pp. 69-92.

______ . Gênese dos discursos. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2005b.

SALGADO, Luciana Salazar. Cibercultura: tecnoesfera e psicoesfera de alta potência difusora. In: ABRIATA; CÂMARA; RODRIGUES; SCHWARTZMANN (orgs). Leitura: a circulação de discursos na contemporaneidade. Franca: Unifran, 2013, pp. 103-124. Disponível em http://www.unifran.br/site/canais/publicacoes/colecaoMestradoEmLinguistica

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 9 ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.