FRIDA: CONSTRUÇÃO DA IMAGEM EM UMA CENA FÍLMICA

Adejane Pires da Silva

Resumo


Este artigo tem a finalidade de explorar a construção da imagem em uma cena do filme estadunidense Frida (2002), dirigido por Julie Taymor que narra a história pessoal e artística da pintora mexicana Frida Kahlo, baseado na biografia escrita por Hayden Herrera. Tendo como objeto de apoio far-se-á uma retomada da vida dessa personalidade para compreender a narrativa fílmica e uma breve análise da linguagem cinematográfica para a compreensão dos mecanismos envolvidos na construção da imagem de uma cena cinematográfica. Para tanto utiliza-se da teoria de Walter Benjamin, Ramón Carmona, Marcel Martin, Fernando Mascarello e Julio Plaza.


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Referências


BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In:_______.Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994 .p. 165-196.

CARMONA, Ramón. Cómo se comenta um texto fílmico. 6 ed. Madrid:Cátedra, 2005.

HERRERA, Hayden. Frida: a biografia. 1ed. São Paulo: Globo, 2011.

MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. Tradutores Lauro António e Maria Eduarda Colares. 4 ed. Lisboa: Dinalivro, 2005.

MASCARELLO Fernando. História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006. - (Coleção Campo Imagético)

PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.


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