PERFORMANCES DE UM CORPO INFAME: DANÇA E CULTURA

Paulo Petronilio Correia

Resumo


O objetivo é fazer uma cartografia esquizo acerca da inseparável trança existente entre corpo, linguagem e cultura no campo da performance. Como se sabe, o corpo em todas as suas dimensões dramatiza e espetaculariza um ethos e uma visão de mundo a partir dos vários signos que ele emite. Algo não pode ser deixado de lado: o corpo é linguagem e perpassa a trama da cultura em sua espacialidade e temporalidade. Ele é construído pelo imaginário que é a linguagem. Para tentar dar conta desse corpo infame, debruçar-me-ei a partir da reflexão de Michel Foucault (2006), especificamente em seu ensaio de 1977, intitulado “A Vida dos Homens Infames”. Essa trilogia ajuda-nos a problematizar e potencializar os discursos acerca do dispositivo do corpo-vida em suas dimensões que abarcam as éticas e as estéticas da existência.


Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, G. Francis Bacon: a Lógica da sensação. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2007.

DELEUZE, Gilles – GUATTARI, Félix. O que é a filosofia. Trad. de Bento Prado Júnior- Rio de Janeiro: Ed 34, 1992.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infame. In: Estratégia, Poder-saber. Tradução de Vera Lúcia Avellar Ribeiro. - 2 ed.- Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

---. Microfísica do poder; organização e tradução de Roberto Machado. - Rio de Janeiro: edições Graal, 1979.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. Relógio d’ agua, Antropos, Lisboa, 2001.

GUATTARI. Félix. Caosmose: o novo paradigma estético; tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. - São Paulo: Ed. 34, 1992.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. Trad. de Anna Maria Barros. - 5ª ed. – São Paulo: Summus, 1978.

MAFFESOLI, Michel. O instante eterno: o retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. Tradução de Rogério de Almeida. - São Paulo: Zouk, 2003.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção; tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 3ª ed.- São Paulo: Martins Fontes, 2006.

--- O olho e o espírito: seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e a dúvida de cezanne. Trad. de Paulo neves e Maria Galvão Gomes Pereira. - São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

NIETZSCHE, F. A Origem da tragédia. Tradução de Joaquim José de Faria. 5ª ed.—São Paulo: Centauro, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.