USO E APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA WEB E SOFTWARES EDUCACIONAIS EM SALA DE AULA.

Romulo Sales Nascimento

Resumo


Historicamente a tecnologia do giz e da lousa juntamente com o auxilio dos livros didáticos ainda fazem parte de muitas instituições de ensino e da vida acadêmica dos docentes e discentes e aos poucos os diversos tipos de TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), estão sendo inseridas através da Web juntamente com uso dos softwares educacionais e de produtividade as práticas docentes. O avanço da tecnologia é um grande aliado do educador no processo de aprendizagem com potencial para formar indivíduos pensantes e questionadores. Sobretudo no desejo de estender tal afirmação para a prática docente esse artigo norteará as ações docentes para os recursos tecnológicos sustentados nessa discussão, servindo ao propósito em questão.


Texto completo:

PDF

Referências


Do Couto, A. MOTIVAÇÃO E CRIATIVIDADE NA DOCÊNCIA Disponível em acesso em 30 de out. 2013.

EIDELWEIN, Luciana Patricia Schumacher. DE ESTUDANTE DE PEDAGOGIA A DOCENTE: PROCESSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. ARTEFACTUM-Revista de estudos em Linguagem e Tecnologia, n. 1, 2013.

TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson Augusto. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Editora SBC, 2006.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia dialética em sala de aula. Revista AEC, v. 21, n. 83, p. 28-55, 1995.

COUTINHO, Clara Pereira; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Rádio e TV na Web: vantagens Pedagógicas e dinâmicas na utilização em Contexto educativo. Revista Teias, v. 9, n. 16-17, p. 9 pgs., 2008.

LOPES, Sirlei Fátima Maciel. O ORIENTADOR EDUCACIONAL ELENCANDO AS TICs COMO ELO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA. ARTEFACTUM-Revista de estudos em Linguagem e Tecnologia, n. 1, 2013.

MARSON, Guilherme Andrade; GALEMBECK, Eduardo; ANDRADE, Jailson B. de. Química nova interativa-QNInt-the knowledge portal of the Brazilian chemical society: connecting science to education. Química Nova, v. 36, n. 3, p. 484-488.

DE SOUSA, Robson Pequeno; DA SC MOITA, Filomena MC; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias digitais na educação. SciELO-EDUEPB, 2011.

DE ARAÚJO38, Monica Dias. A PRODUÇÃO IMAGÉTICA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS. EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE TEMAS EDUCACIONAIS, p. 170.

NETO, JOSÉ BATISTA; CRUZ, SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 50, p. 385-398, 2012.

PIREDDU, Mario. Hacking education. A formação entre a abertura e a tecnologia. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 2, 2013.

MUTTI, Regina Maria Varini; AXT, Margarete. Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 12, n. 25, p. 347-61, 2008.


Apontamentos