IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS E FINALIDADES DO USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RONDÔNIA

Fernando Sérgio Silva Barbosa, Hugo Athanasios Fotopoulos, Rosania Rodrigues Canto

Resumo


As tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem representar um importante aliado da educação quando adequadamente utilizadas. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma descrição do histórico de projetos e programas de informática educativa do governo federal, identificar quais são as TIC utilizadas por alunos de uma escola pública e identificar de que maneira estas são utilizadas. Participaram da pesquisa 14 alunos de uma escola estadual de ensino fundamental e médio localizada em zona urbana do município de Ariquemes, todos estudantes do 5º ano e com idade entre 10 e 11 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário. Os resultados demonstraram que apenas 21% dos alunos realizaram algum tipo de curso de informática. 100% deles utilizam o computador na escola, enquanto 71% deles utilizam também em casa, com 70% tendo ainda acesso a internet em seus domicílios. Todos os alunos utilizam na escola o software livre Linux. A maioria dos alunos, 51% utilizavam a internet para jogos, enquanto 42% para pesquisa. Já o uso do computador, foi relatado por 57% dos alunos como sendo para jogos. 57% dos alunos possuíam e-mail e 93% telefone celular. 95% dos alunos disseram preferir o uso da escrita digital por meio do teclado do que o uso convencional do caderno e lápis ou caneta. Com base nesses resultados, é possível concluir que embora bem equipada, a escola participante da pesquisa ainda precisa investir na capacitação de professores e em uma melhor formação dos alunos no campo da informática, para garantir que de fato o uso das TIC represente um fator relacionado com a melhora na qualidade da aprendizagem do aluno.


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