TECNOLOGIA E A SUBJETIVIDADE CONTEMPORÂNEA: o uso do recurso tecnológico na didática educacional

Gilmar Junior Antoniassi, Denise Olivieira Silva Araújo

Resumo


A sociedade tem passado por diferentes transformações ao longo da história até se configurar em sua forma contemporânea, tanto no modo como se organiza quanto no modo como mantém relações com o mundo. Dessa forma, as subjetividades estão sendo reconfiguradas principalmente por causa do avanço tecnológico, o que tem contribuído para a reorganização didática do processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar. Buscou-se com este estudo compreender o processo de transformação das subjetividades ocasionado pelas tecnologias, refletindo o quanto este pode contribuir como recurso didático. O estudo constitui-se de revisão bibliográfica de abordagem qualitativa. Os resultados vão na direção da compreensão do surgimento da tecnologia como dispositivo didático na dimensão social, identificando como pode oferecer diferentes possibilidades de restrição e controle do sujeito, principalmente nas práticas educacionais que ainda necessitam de maior aprimoramento ao uso do recurso tecnológico no ambiente de trabalho. Por fim, propõe-se a necessidade de haver discernimento no uso das tecnologias para que passem de mero instrumento potencialmente restritivo a uma revolução subjetiva cuidadosamente guiada.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Ricardo; POCHMANN, Márcio. A desconstrução do trabalho e a explosão do desemprego estrutural e da pobreza no Brasil. In: CIMADAMORE, Alberto D.; CATTANI, Antônio David (orgs.). Produção de pobreza e desigualdade na América Latina. Porto Alegre: Tomo editorial, 2007).

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Educ. Pesqui., Dez 2003, vol.29, no.2, p.271. Disponível em www.scielo.br. Acesso em 10 maio 2010.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’água, 1991.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAUMGARTEN, Maíra. Tecnologia. In: Dicionário de trabalho e tecnologia. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006, p. 288-292.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e de comunicação no Brasil 2009. Disponível em: Acesso em: 16 de Janeiro de 2011.

DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. Trad. de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1977.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Sujeito e Subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre a modernidade. São Paulo: Editora Loyola, 1992.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2008.

___________________. Educação e comunicação: interconexões e convergências. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 647-665, out. 2008.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2000.

LIEDKE, Elida Rubini. Trabalho. In: Dicionário de trabalho e tecnologia. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006, p.319-324.

LIMA, Aline Soares. Da cultura da mídia à cibercultura: as representações do eu nas tramas do ciberespaço. Núcleo de pesquisa em comunicação e cidadania-PUC/GO, Goiânia, Novembro de 2009.

NEGRI, Antonio; LAZZARATO, Maurizio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. Tradução Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Cabeças Digitais: o cotidiano na era da informação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2006.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, vol. 9, nº5, October 2001.

PRENSKY, Marc. Backup Education?: too many teachers see education as preparing kids for the past, not the future. Education Technology, vol. 48, nº1, Jan-Feb 2008.

RIFKIN, Jeremy. A era do acesso: a revolução da nova economia. Lisboa: Editorial presença, 2001.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTOS, Laymert Garcia dos. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Ed. 34, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.