FANFICTION: JOVEM GÊNERO FICCIONAL DA CRIATIVIDADE COLETIVA?

Francielli Mendes Pereira

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de discutir fanfictions como novas práticas artísticas presentes no ciberespaço, muito além de tentar classificá-la como um novo gênero ficcional é compreender como esse fenômeno configura-se nessa geração e como ela ganha espaço como uma das produções textuais mais feitas por jovens em todo o mundo. De fato esse fenômeno merece atenção pois toma proporções criativas significativas e muito emblemáticas quando tratamos de autoria, pois de fato é uma prática nascida em meio a essa nova geração que particularmente caracteriza-se como coletiva, também chamada por Jenkins como “Cultura da Convergência”. Convém além de observarmos essas produções como ficcionais, mas também as forças que a movimentam nessas novas exigências das culturas do conhecimento.


Texto completo:

PDF

Referências


ECO, Umberto. Sobre algumas funções da literatura. In: ECO. Umberto. Sobre a Literatura. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2003.

HANSEN, J. A. Reorientações no campo da leitura literária. In: ABREU, M.; SCHAPOCHNIK, N. (Org.) Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas: Mercado de Letras, ALB; São Paulo: FAPESP, 2005.

KLEIMAN, A. B. Introdução: O que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B (Org.). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

JENKINS, Henry. Por que Heather pode escrever. In: JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Editora ALEPH, 2006.

JENKINS, Henry. Lendo criticamente e lendo criativamente. In: JENKINS, Henry (Org). Reading in a Participatory Culture. New York: Teacher’s College Press, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.