O PERIGO E A ARMADURA: UM ESTUDO DO DISCURSO ACERCA DA MULHER EM YAMAMOTO

Sandra Mina Takakura

Resumo


Yohji Yamamoto é um dos estilistas japoneses conhecidos no mundo da alta-costura, contemporâneo de Kenzo, Yamamoto se destaca pelo uso de cores sóbrias e clássicas, cortes que apagam a silhueta produzindo corpos andróginos. Uma publicação dedicada a Yamamoto pela Taschen teve como curador Terry Jones que iniciou sua carreira em 1970 como diretor de arte da Vanity Fair e da Vogue UK. A roupa para Yamamoto serve como armadura para o corpo feminino, produzido em um processo de criação perigosa e paternal. Butler afirma que o gênero é performativo, um conjunto de atos que são interpretados com consequências punitivas caso não seja polarizado ou discreto, que possibilitam a sua expansão através de performances subversivas. O corpo andrógino resultante da moda de Yamamoto desafia a concepção de gênero tradicional de matriz heterossexual e acaba por criar uma nova alternativa de feminilidade. Este estudo visa examinar as fotos, a entrevista com o designer, o texto do através da Análise Dialógica de Discursos como sujeito, cronotopia e exotopia.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2012.

______. Questões de Literatura e de Estética. São Paulo: Hucitec, 2010.

BUTLER, J. Performative acts and gender constitution. RIVKIN, J.; RYAN, M. (orgs.) In: Literary theory: An Anthology. Oxford: Blackwell P. 2004, p. 901-11.

GENETTE, G. Palimpsests: Literature in the Second Degree. London: U.of Nebraska P.1997.

JANELLE. Proportionality. Daily Feed. Dec. 3rd 2010. Disponível em: < http://models.com/feed/?p=14939> Acesso em Nov. 11, 2014.

JONES, T. Yohji Yamamoto. Köln: Taschen, 2012.

SCOTT, J. Gênero: Uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, jul./dez. 1995, p. 71-99.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.