A RELAÇÃO DE MODERNIDADE EXISTENTE ENTRE AS IDEIAS DE CHARLES BAUDELAIRE E A PINTURA IMPRESSIONISTA FRANCESA DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.

Antonio Juvenil da Frota

Resumo


RESUMO:

Neste trabalho, apresenta-se uma reflexão sobre as ideias de modernidade encontradas em Charles Baudelaire presente em sua obra O pintor da vida moderna, relacionando-as com o movimento impressionista francês surgido na segunda metade do século XIX. O moderno de Baudelaire, construído a partir da história do belo, compreendendo sua mutabilidade ao longo do tempo, é identificado no impressionismo e incorporado em suas características sob as condições do transitório, do contingente presente na efêmera incidência da luz em trânsito sobre os motivos pictóricos do artista, como veremos nas obras de Claude Monet, Edgar Degas e Auguste Renoir.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS:

ARNOLD, Dana. Introdução a história da arte. São Paulo: Ática, 2008.

BALZI, Juan José. Impressionismo. São Paulo, Claridade, 2009.

BAUDELAIRE, Charles. "O pintor da vida moderna". In: Charles Baudelaire poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006, p. 851-881.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CORRÊA, Juliana Rosa. A evolução da fotografia e uma análise da tecnologia digital. Monografia apresentada ao Curso de Comunicação Social/Jornalismo da universidade Federal de Viçosa, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Jornalismo. Minas Gerais, 2009.

FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

GOMPERTZ, Will. Isso é Arte? – 150 Anos de Arte Moderna do Impressionismo Ate Hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

LEMOS, Mónica; RIBEIRO, Anabela; PEREIRA, Ivan. Arqueologia da Arte Multimédia – A Pintura Impressionista. Publicado em 25/11/2011, Disponível em: Acesso em: 27 de out. 2014.

MASON, Antony. No tempo de Renoir. 2ª Ed. São Paulo: Callis Ed. 2009.

MURGUIA, Eduardo Ismael - Cenário Histórico do Movimento Impressionista. Impulso: Revista de ciências sociais e humanas. Piracicaba/SP, volume 11, n. 24, p. 25-42, 1999.

NEWALL, Diana. Impressionismo. São Paulo: Publifolha, 2011

SCHAPIRO, Meyer. Impressionismo: reflexões e percepções. São Paulo, Cosac & Naify, 2002.

SERULLAZ, Maurice. O Impressionismo. Rio de Janeiro, Editora: Jorge Zahar, 1989.

STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.